Estudo das Regras de Arbitragem de Judô IJF 2014-2016

12114 palavras 49 páginas
REGRAS DE ARBITRAGEM 2014-16
ARTIGO 1- AREA DE COMPETIÇÃO
A área de competição deverá ter o mínimo de 14 x 14 m e deverá ser montada com Tatami ou material similar.
A área de competição deverá ser dividia em duas zonas. A área interna será chamada de
“área de combate” e deverá sempre ter no mínimo 8 x 8 m e no máximo 10 x 10 m. A área externa será chamada “área de segurança” e deverá ter no mínimo 3 m ao redor da área de combate. Para os Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Masters a área de combate deverá ter 10 x 10 m e a área de segurança deverá ter 4 m. Para os Campeonatos Continentais esta será uma recomendação.
A área de combate deverá ter uma cor diferenciada da área de segurança e possuir um contrate suficiente para evitar situações enganosas de julgamento. Deverá ter as cores recomendadas e aprovadas pela FIJ.
A área de competição deverá ser montada sobre um piso resistente ou plataforma.
Tatami
Deverá medir 2 x 1 m ou 1 x 1 m confeccionados com espuma prensada.
Deverá ser firme debaixo dos pés, ter a propriedade de absorver o choque durante o Ukemi, e não ser escorregadio ou áspero.
Devem estar alinhados, sem espaços entre si e com a superfície lisa, fixados de tal modo que não poderão ser deslocados.
Plataforma
A plataforma é opcional e deverá ser construída de madeira sólida e apresentar determinada flexibilidade, nas dimensões aproximadas de 18 m de cada lado com a altura nunca excedendo a um metro (geralmente 50 cm ou menos é suficiente). Quando instalada uma plataforma, se recomenda que a área de segurança tenha 4m de largura em torno de toda a área de competição.
Espectadores
No geral os espectadores não poderão estar a menos de 3 metros da área de competição ou plataforma. ARTIGO 2 – EQUIPAMENTOS
Os oficiais de sumulas, oficiais de placar e cronometristas deverão estar localizados a frente da posição inicial do árbitro central.
a) Placar
Em cada área de combate haverá dois placares indicando a pontuação

Relacionados

  • Educação Física
    29364 palavras | 118 páginas