ESTUDO DAS QUESTÕES INDÍGENAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, APRESENTANDO MEIOS DE MINIMIZAR OU ACABAR COM CONFLITOS E IMPASSES.

5507 palavras 23 páginas
Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG

ESTUDO DAS QUESTÕES INDÍGENAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, APRESENTANDO MEIOS DE MINIMIZAR OU ACABAR COM CONFLITOS E IMPASSES.

Grupo 1:

CAMPO GRANDE/MS
2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. FASE

1. INTRODUÇÃO – CENÁRIO ATUAL Em tempos de incertezas políticas, instabilidade sociocultural, mudança de valores, reestruturação de forças econômicas, entre outras questões do mundo moderno, o Brasil enfrenta questões profundas enraizadas na formação de sua sociedade.
Uma das questões que têm obtido grande notoriedade nos meios de comunicação, voltando a se tornar foco de muita discussão popular, é a situação indígena, com toda a sua carga histórica, política, cultural, econômica e estratégica que sempre fizeram parte da formação da identidade brasileira.
Nessa realidade o estado de Mato Grosso do Sul está inteiramente inserido, possuindo grande importância nas discussões a respeito do tema indígena brasileiro, seja devido a sua grande extensão geográfica, seja por possuir a segunda maior população indígena do País, seja pela sua localização estratégica fronteiriça, ou ainda por ser um estado com sua econômica baseada no primeiro setor, se utilizando de sistemas de produção com necessidade de extensas áreas de terras, em sua quase totalidade privadas.
A respeito desse tema existem algumas informações explícitas e de conhecimento comum: O caso da situação precária do brasileiro índio, onde muito se fala e pouco se faz para garantir as condições mínimas de sobrevivência, afastando essa população dos recursos aos quais todos os cidadãos têm direito. A ineficiência do poder público, seja essa de forma institucionalizada burocrática ou pela simples manutenção de poder articulado pela classe política dominante. A pouca informação pela população urbana a respeito da cultura indígena e, pela população indígena a respeito da cultura

Relacionados

  • Impactos
    44367 palavras | 178 páginas