ESTUDO DAS ISOTERMAS DE SECAGEM DAS FOLHAS DE CYMBOPOGON NARDUS

1152 palavras 5 páginas
ESTUDO DAS ISOTERMAS DE SECAGEM DAS FOLHAS DE
CYMBOPOGON NARDUS

Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Centro de Engenharias e
Ciências Exatas/Campus de Toledo-PR
Engenharias-Engenharia Química
Palavras-chave: citronela, modelagem, isotermas
Resumo:
A Cymbopogon nardus (citronela) é uma erva perene da qual é extraído um óleo essencial utilizado em diversos setores da indústria, porém a sua principal finalidade é a utilização como repelente de insetos. No projeto dos processos de secagem é essencial dispor de informações a respeito das isotermas de equilíbrio do material. Neste trabalho foram realizados experimentos para avaliar os efeitos da temperatura e da umidade relativa do ar na umidade de equilíbrio das folhas da planta Cymbopogon nardus. Os experimentos foram realizados numa estufa através da utilização de recipientes que possuíam a umidade relativa controlada através de soluções saturadas de sais. Foram utilizadas as temperaturas de 30 e 60ºC e umidade relativa do ar variando de 20 a 80%. Os modelos matemáticos:
Luikov, Halsey e Henderson-Thompson foram utilizados para descrever as isotermas. O modelo de Henderson-Thompson se mostrou o melhor para fins preditivos, tendo obtido os maiores valores de coeficiente de correlação e menores valores de desvio padrão.
Introdução
A Cymbopogon nardus é uma planta da família Poaceae, originária da ilha da Java na Indonésia e cultivada em regiões tropicais e subtropicais.
Seu óleo, que é extraído de suas folhas é utilizado na indústria como matéria prima para repelentes de mosquito. Pesquisas conduzidas com o óleo da planta demonstraram a ação como inseticida e repelência contra mosquitos e moscas (RAJA, 2001).
(PINTO, 2004) Explica que umidade de equilíbrio de um material, numa determinada temperatura, é definida como a umidade deste, correspondente ao equilíbrio entre as pressões de vapor da água no material
ANAIS DO 21º EAIC / 2º EAITI | ISSN - 1676-0018 | www.eaic.uem.br

Relacionados