Estudo da viabilidade econ mica de um s hellip

4913 palavras 20 páginas
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ponta Grossa, PR, Brasil, 03 a 05 de Dezembro de 2014

Estudo da viabilidade econômica de um sistema de cultivo hidropônico
Reginaldo Borges (UTFPR) rborges@utfpr.edu.br
Tiago Cardoso Dal’Sotto (UTFPR) tiagodalsotto@hotmail.com

Resumo:
Recentemente, a utilização da produção hidropônica no meio rural vem se tornando uma alternativa cada vez mais praticada, pois implica em uma produção com menor utilização de mão de obra, e ainda em um produto diferenciado e de melhor qualidade. O objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade econômica, da produção hidropônica. Utilizou-se uma propriedade agrícola familiar da região Oeste do Paraná como um estudo de caso a qual cultiva alface e rúcula hidropônica com uma casa de vegetação com área de 532 m². As técnicas utilizadas para verificar a viabilidade foram o Payback
(PPD), Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno. O modelo de cultivo Hidropônico utilizado foi o sistema NFT (Fluxo laminar de nutrientes), este sistema é composto basicamente de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao reservatório. Os resultados demonstraram que esta atividade apresenta uma taxa de retorno de aproximadamente 20% ao ano, percentual considerado satisfatório em qualquer processo de produção. Os resultados também apontaram para uma recuperação rápida do capital investido, sendo de aproximadamente 2 anos 5 meses e 20 dias.
Palavras chave: Viabilidade econômico-financeira, Produção Hidropônica, Agricultura

familiar

Study in the economic feasibility of a system of hydroponics
Abstract
Recently, the use of hydroponics production in rural areas is becoming an increasingly practiced alternative, for it implies in a production with less use of labor, and yet in a differentiated product and better quality. The objective of this work is to verify the economic viability of hydroponic production.
Was used a family

Relacionados