ESTUDO DA VIABILIDADE DO M-LEARNING NO AMBIENTE CORPORATIVO

1072 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO
Com o crescimento das tecnologias e a necessidade das pessoas em adquirir in-formações, o dispositivo móvel emerge como um dos segmentos mais promissores a serem adotados envolvendo a aprendizagem de pessoas. Nesse cenário, surge o e-learning (eletronic learning) e mais especificamente o m-learning (móbile learning).
O e-learning (eletronic learning) é uma modalidade de ensino a distância, utilizada para definir auto-aprendizagem com a medição de recursos didáticos sistematicamente organi-zados e apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, usados isoladamente ou combinados a veículos através da internet.
Existem dois meios distintos de ensinar por meio do e-learning: síncrono e assín-crono. O meio síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplo: Através da web o professor ministrará a aula e os alunos irão ouvir sua palestra, podendo fazer perguntas e participar de discussões.
Já no e-learning assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplo: Quando o material do curso é depositado na web ou num CD-ROM/DVD e o aluno posteri-ormente irá trabalhar com aquele conteúdo. No e-learning corporativo, muitos projetos não têm professor, sendo construídos no conceito de auto-treinamento.
Em um programa de e-learning o mais importante é a qualidade dos conteúdos e o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura de aprendizado permanente.
O e-learning começou em 1990 surgiu nos bastidores do mercado de tecnologia da informação, mais como um serviço adicional do que como uma forma de ensino. O e-learning alavancou alguns investimentos em infra-estrutura de software.
A mudança de enfoque na concepção e implantação dos cursos on-line aconteceu principal-mente porque as empresas de educação começaram a alinhar os investimentos em capacitação profissional de uma forma mais rápida e eficiente, utilizando o ambiente virtual como sala de aula. Outra propulsora desta reformulação foram as empresas

Relacionados

  • 2011 CHILD Organiza Es
    202838 palavras | 812 páginas