Estudo da sociologia em educação

Páginas: 38 (9373 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
ESTUDO DA SOCIOLOGIA EM EDUCAÇÃO

MIRVANE FERNANDES RODRIGUES

CRICIÚMA/SC- JULHO 2011

PLANO DE APRENDIZAGEM

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Introdução ao Estuda da Sociologia em Educação;
• A contribuição do pensamento sociológico clássico para a Educação;
• Educação e desigualdade social;
• Os estudos e as pesquisas educacionais no Brasil sob a ótica da Sociologia em Educação;
•Cultura e produção simbólica em ambientes escolares;
• Discussão sobre raça/etnicidade e suas relações com a educação.

ESTUDO DA SOCIOLOGIA EM EDUCAÇÃO

Objetivo da disciplina

Desenvolver a capacidade de expandir seu conhecimento e reflexão, a cerca de educação e sociedade. Contribuir para o esclarecimento das principais definições da chamada Sociologia em Educação. Estudar sobre os fenômenossociais em busca de resolução aos problemas sociais.
“Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história.” (Auguste Comte)

História de uma Disciplina

Uma compilação de textos é uma espécie de museu. O leitor passa de um autor para outro de tal como o amante da arte deambula de sala em sala. Consoante a sua inspiração, pode saltar um texto, demorar-se mais tempoem outro, aprender a tonalidade única de uma obra, descobrir as grandes linhas de uma evolução. Cada obra exposta é assim extraída da sua história singular e remetida para uma celebração comum apresentando-se simultaneamente como um momento, um testemunho e uma realização exemplar.
Ilusão? Traição? Quem revelará ao amante, que percorre ávida e freneticamente as salas, a paixão, a emoção, aternura e o drama ligados a essa obra, e que a sua impaciência esquece? Quem mostrará ao leitor moderno, desanimado com o vocabulário obsoleto ou com a retórica envelhecida, a força de convicção e de revelação das linhas que inflamaram tantos homens? Não haverá aqui já somente uma encenação fúnebre que enterra definitivamente o sentido à partir do qual o objetivo se tornou uma obra?
No entanto ascoisas não são tão simples. Obras e textos situam-se na articulação de dois mundos: o mundo que os vê nascer e o mundo em que, uma vez reconhecidos, têm uma existência própria. Eles existem tanto ou mais pelas suas reproduções, citações e comentários do que propriamente pela sua singularidade física. Mutilado, decomposto, analisado, um grande texto inscreve-se nas mil e uma redes de uma atividadecontinua de conhecimento ou de expressão. Cada obra é, assim, continua e multiplamente associada a outras. Para além da extremidade recíproca inerente aos objetos singulares, tecem-se, entre as obras, laços internos de conivência, de interpretação, de submissão, de relevância, de revolta, traçando-se paulatinamente os limites e as referências de um território. O nosso, nesta obra, é a sociologia.Todos os dias, desde o momento em que desperta pela manhã até o instante em que, à noite, volta a adormecer, você convive com outras pessoas. Seja em casa, com sua família, seja na escola, no trabalho, numa roda de amigos, nos momentos de lazer, no cinema, no campo de futebol, na igreja, você está sempre rodeado de outros seres humanos. Mesmo estando sozinho, o simples ato de escovar os dentesenvolver muitas outras pessoas: os químicos que elaboram o creme dental, os operários que fabricam a escova de dentes, os que fizeram a embalagem e assim por diante. Você nunca está inteiramente só. Você vive em sociedade, participa de grupos sociais e convive com muitas pessoas. Em outras palavras, você é um ser social.
Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo asociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.

O Criador
Auguste Comte

O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de sociologia, educação e sociologia da educação
  • Estudo Sociologia
  • Estudo Sociologia
  • estudo da sociologia
  • estudo da sociologia
  • O estudo da Sociologia
  • o estudo da sociologia
  • estudo da sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!