ESTUDO DA POLIQUIMIOTERAPIA E SEUS EFEITOS ADVERSOS NO TRARAMENTO DE HANSENIASE

1391 palavras 6 páginas
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

ESTUDO DA POLIQUIMIOTERAPIA E SEUS EFEITOS ADVERSOS
NO TRARAMENTO DE HANSENIASE

2009

2

ESTUDO DA POLIQUIMIOTERAPIA E SEUS EFEITOS ADVERSOS
NO TRARAMENTO DE HANSENIASE

Projeto de pesquisa apresentado à
........como exigência parcial para a obtenção do titulo de Bacharel na área de Farmácia e
Bioquímica sob a orientação da Profª Ms.

2009

3

INTRODUÇÃO

Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo
Mycobacterium leprae (ou bacilo de Hansen). Este bacilo é um parasita intracelular obrigatório e quem tem afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos. A principal fonte de infecção é o homem, através das formas contagiantes (Hanseníase virchowiana – HV e Hanseníase diforma – HD) da doença, uma vez que somente estas são capazes de eliminar bacilos no meio exterior porque possuem carga em quantidade considerável na derme e mucosas. (BRASIL, 1994 p.11)

Desde o momento em que o bacilo penetra no organismo até o aparecimento dos primeiros sintomas ou sinais da hanseníase, pode passar 2 a 7 anos. A hanseníase é a doença de mais longa incubação que se conhece. Existem casos em que a incubação da hanseníase pode durar 7 meses e outros em que esta incubação pode durar 10 anos. Os sinais mais comuns no início, da doença são manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato.
O tratamento do paciente com hanseníase é indispensável para cura e fechar a fonte de infecção, interrompendo assim a cadeia de transmissão da doença, sendo necessário para o controle e eliminação da doença, que continua sendo um problema de saúde pública.
A classificação da hanseníase para o tratamento é feita em função do número de lesões na pele, proporcional à quantidade de bacilos que a pessoa desenvolve quando atingida pela doença. Algumas pessoas

Relacionados

  • ESTUDO DA POLIQUIMIOTERAPIA E SEUS EFEITOS ADVERSOS NO TRARAMENTO DE HANSENIASE
    1391 palavras | 6 páginas