Estudo da pisciultura

2639 palavras 11 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PISCICULTURA: UM ESTUDO DE CASO EM MINAS GERAIS
Resumo:
O objetivo do presente trabalho foi analisar o processo de elaboração do planejamento estratégico para a piscicultura da Fazenda Retiro, pequena empresa rural localizada em Nepomuceno-MG. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, especificamente um estudo de caso, na qual os dados foram coletados por meio do método da pesquisa-ação envolvendo a ação conjunta entre o proprietário e pesquisadores. Avaliou-se a estratégia vigente, definindo-se a missão da empresa. Efetuou-se o diagnóstico do ambiente empresarial, identificando-se internamente os principais pontos fortes e fracos e, externamente, as principais ameaças e oportunidades a qual a empresa está exposta. Dessa forma, foi possível estabelecer o perfil estratégico que a empresa deverá seguir, detalhando-se os objetivos e metas a serem seguidas para o período de 2003 a 2006. As ações estratégicas foram detalhadas, estabelecendo-se prazos e etapas de implementação, identificou-se as barreiras a superar, os responsáveis pelas ações e os recursos necessários. Sugere-se, contudo, que as ações propostas sejam reavaliadas anualmente na tentativa de adequá-las às mudanças ambientais.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Estratégico, Piscicultura, Empresa rural.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PISCICULTURA: UM ESTUDO DE CASO EM MINAS GERAIS
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, produzir alimentos está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, principalmente, no que diz respeito ao gerenciamento. Com isso, os pequenos empresários rurais são forçados a ampliarem sua capacitação e habilidades gerenciais na tentativa de aumentarem a competitividade dos negócios.
A interação constante com o ambiente tornou-se a “chave” para o sucesso das organizações. Assim, cabe aos gestores considerar as mudanças e o dinamismo do ambiente para formular estratégias que criem novas vantagens competitivas e sustentem as já conquistadas. Quando há

Relacionados