Estudo Da Obra Reuni O De Fam Lia De Lya Luft

323 palavras 2 páginas
Estudo da obra Reunião de família de Lya Luft por Álvaro Augusto Bolzan Catelan.

Romance estruturado na voz de um narrador que utiliza como discurso, o indireto livre. Sem antes ser apresentado, praticamente, nada sobre a trama, este narrador oferece-nos uma rica reflexão do perfil de uma das personagens. Ao perguntar ao marido se um espelho poderia ser colocado na sala, o que chama a atenção não é o desejo para com a colocação de tal objeto, mas a resposta dada pelo marido.
" Espelho grande? Para quê?" LUFT, Lya, 1938,Reunião de família, 14ª ed. - Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 9.
BACHELARD em sua obra As ásguas e os sonhos afirma que ..."o rosto humano é antes de tudo o instrumento que serve para seduzir. Mirando-se, o homem prepara, aguça, lustra esse rosto, esse olhar, todos os instrumentos de sedução. O espelho é o Kriegspiel do amor ofencivo."
A água e os sonhos : ensaio sobre a imaginação da matéria / Gaston Bachelard ; - São Paulo : Martins Fontes, 1997. - (Coleção Tópicos), p. 23. Sendo assim, a negativa do marido levanta o questionamento de qual seria o verdadeiro motivo de a mulher que se ver em um espelho. O que faz a negativa acentuar-se ainda mais quanto à objeção foi o fato de o marido ter considerado o pedido uma "extravagância" da mulher. A resposta rápida e que demonstrou arrependimento deflagra a submissão da mulher para com seu marido. Mas, por que a mulher quereria se ver em um grande espelho? "Para quem o espelho miraria?" Para a mulher ou contra ela? Para o marido ou contra o marido?
Se "a água serve para neutralizar nossa imagem, para devolver um pouco da inocência e da neutralidade ao orgulho da nossa contemplação íntima" (BACHELARD); então quando o narrador afirma que "... as dúvidas, as inquietações, encobertas pelas paradas águas da rotina." (LUFT, p. 11) a personagem saindo de sua zona de conforto, de sua "concha".

Relacionados