Estudo Da Implanta O De Um Sistema De Monitorament O De Cargas Frigorificas

4157 palavras 17 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNATEC
4º Período – Curso Superior de Tecnologia em Logística
ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CARGAS FRIGORÍFICAS

Adriano Dias Dos Reis
Aline Gabriele Muniz
Cristiano Marcio da Silva
Daniel Pinheiro Miranda
Graziele Cássia Santos Lima
Harley Duarte Carneiro
Johny Gonçalves Dias

INTRODUÇÃO
Em tempos de uma competitividade empresarial acirrada como os de hoje, é de notória importância elevar o grau de satisfação de clientes e consumidores, através de um efetivo gerenciamento da cadeia logística. Visto que a logística agrega valor de tempo e lugar, segundo Novaes apud Freitas et. al (2006), a logística moderna, agrega também valor de qualidade e informação. Para ele, fica difícil imaginar clientes tanto internos quanto externos satisfeitos, e com uma consequente redução de custos por causa da otimização de processos, uma vez que as empresas não apresentem uma eficiente logística interna, integrada também a um eficiente canal de suprimentos e distribuição.
As empresas que optam por trabalhar no ramo frigorífico devem manter um cuidado redobrado com relação às regulamentações que são regidas pela ANVISA, pois os produtos devem ser mantidos em temperaturas e ambientes adequados, devem ser utilizados materiais apropriados para manuseio, movimentação e armazenagem, além de ter também um investimento maior por se tratar de locais onde os equipamentos sofrerão um impacto direto devido à baixa temperatura. Nos setores de distribuição também deve manter um controle do tipo de caminhão que está sendo utilizado para realizar as entregas, da forma como os motoristas utilizam os refrigeradores, as manutenções que devem ser mantidas periodicamente, pois uma perda de temperatura pode ocasionar devoluções nas quais não podem ser revertidas.
Pensando nestes problemas várias empresas utilizam sistemas de monitoramento de carga, onde algumas empresas que prestam este serviço de monitoramento apresentam em seus sistemas também

Relacionados