ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTORES NOS PEQUENOS CENTROS URBANOS

423 palavras 2 páginas
O lixo é um problema real da nossa sociedade, toneladas e toneladas de lixo são produzidos diariamente; segundo Antonio Houaiss lixo é “objeto sem valor ou utilidade, ou resto de trabalhos domésticos, industrial, etc. Que se joga fora” o dicionário da Academia Brasileira de Letras defini lixo como “ Tudo que não tem mais serventia, refugos, resto”
O problema é: o que não é mais desejado em sua casa e colocado na sacola plástica não desaparece após ser colocado na calçada, o lixeiro faz a coleta e esse lixo, nas condições ideais, deveria passar por uma triagem e logo após conduzido a um aterro sanitário. Entretanto em nossa região acontece apenas a coleta que não é seletiva, e os resíduos são levados para um “aterro controlado”, que na verdade é um lixão.
Os municípios que possuem depósito de lixo a céu aberto estão descumprindo a legislação ambiental. O Conselho Estadual de Politica Ambiental (Copam) de Minas Gerais publicou as Deliberações Normativas 52/1, 118/8, 119/8 126/8 que estabelecem as diretrizes para o tratamento e a disposição final adequada aos resíduos sólidos no Estado.
A decomposição do lixo libera gases tóxicos, metano em sua maioria, que são prejudiciais a saúde. O lixo exala odor indesejado, contudo alem do mau cheiro temos á liberação do chorume, um liquido escuro com cheiro forte e ruim, que por falta de impermeabilização do solo atinge as águas subterrâneas , poluindo as nascentes de rios, levando a milhos em gastos com tratamento para tornar essa água própria para o consumo humano. “Construir aterros sanitários é caro, mas é mais caro ainda cuidar de lençóis freáticos contaminados.” (MIRANDA, Luciana, 1995, p.28)
A reciclagem é uma solução para o problema do lixo, mas o lixo orgânico e o restos não recicláveis ainda exigem um fim. “Resíduos com muita carga orgânica, como o chorume, podem ser tratados de forma eficiente e mais econômica por processos anaeróbios. Não é necessária gastar energia elétrica para a injeção de ar e ainda é

Relacionados