ESTUDO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE CELULOSE

Páginas: 17 (4159 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
CIBELE FERREIRA PAIVA









ESTUDO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE CELULOSE












EUNÁPOLIS/BA
2012
CIBELE FERREIRA PAIVA









ESTUDO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE CELULOSE


Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Engenharia da Produção, Curso de Pós-Graduação em Engenharia daProdução, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.
Orientador (a): Deraldo Antônio Moraes da Silva.





EUNÁPOLIS/BA
2012
ESTUDO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE CELULOSE

Cibele Ferreira Paiva¹
Deraldo Antônio Moraes da Silva²

RESUMO: Este artigo compreende uma retrospectiva histórica sobre o desenvolvimento da produção na indústria de celulose,descrevendo a evolução histórica na indústria do papel e celulose. São explicitadas a competitividade, produtividade, crescimento mundial, gestão ambiental com foco nos benefícios das florestas plantadas e as prioridades do setor em 2012.
Palavras-chave: Competitividade. Produtividade. Crescimento Mundial. Gestão Ambiental.

1. INTRODUÇÃO
Considerando o mercado atual cada vez mais globalizado, asempresas de um modo geral estão oferecendo cada vez mais produtos semelhantes, visando manter a fidelidade do consumidor e identificar as particularidades de cada público alvo. A competitividade obriga as empresas de um modo geral a evoluírem sob pena de se tornarem insignificantes perante a concorrência, constituindo novas sociedades e revolucionando os mercados produtivos e de serviços._________________

¹ Graduada em Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Pós Graduanda em Engenharia da Produção, IBPEX.
E-mail: cbl.paiva@gmail.com

2 Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB); Pós-graduado (especialista) em Gestão Ambiental (FUNDESP/UCSAL); Pós-graduado (especialista) em Educação Ambiental (UDESC); Consultor do Fundo Nacional do MeioAmbiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Professor de graduação: da APM e da FTC/EaD; Professor de Pós-graduação: do IBPEX e da FTE. E-mail: moraes87@gmail.com

A Indústria de Papel e Celulose é de grande importância para a economia brasileira, sendo responsável por, aproximadamente, 1% do produto interno bruto (PIB) do país. Devido a esta relevância, diversas entidades e institutos depesquisa realizam estudos que primam pela excelente qualidade. A maior parte dos estudos, entretanto, ou está voltada para o processo produtivo, focando assuntos muito específicos, ou abordam apenas um segmento do setor, sendo portanto limitados pela própria natureza.
O objetivo deste artigo é elaborar uma retrospectiva histórica sobre o desenvolvimento da produção na indústria de papel ecelulose, este estudo procura reunir, de forma compacta, o resultado de inúmeras pesquisas já realizadas, com o intuito de criar uma visão abrangente sobre como está estruturado este importante setor industrial no país.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente trabalho foi feita a partir de um estudo bibliográfico baseado nos seguintes autores: Ishikawa (1989), Campos (1980), Jorge(1993); e em revistas, artigos e pesquisas publicadas. Propõe explicitar a competitividade, produtividade, crescimento mundial, gestão ambiental com foco nos benefícios das florestas plantadas e as prioridades do setor em 2012.

2. REFERENCIAIS TEORICO-PRÁTICOS PARA O ESTUDO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE CELULOSE
A primeira fabrica de papel foi instalada no Brasil em 1852, porém até1950, o país possuía apenas uma série de pequenas fabricas de papel, importando praticamente toda a celulose que consumia. O numero de empresas foi crescendo à medida que aumentava o mercado consumidor e a demanda. Os primeiros investimentos significativos no setor surgiram com o Plano de Metas do Governo Kubitschek (1956-1960), seguindo o modelo clássico de substituição das importações.
O Plano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de resíduos sólidos na industria de celulose
  • Estudo da produção de uma industria de confecção
  • Estudo da capacidade de produção em industria metalurgica
  • Industria de celulose
  • Produção da Celulose
  • IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
  • O Engenheiro de Produção e a gestão dos resíduos sólidos da industria têxtil.
  • Avaliação de um sistema intergrado de gestão: um estudo na indústria automotiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!