ESTUDO DA FAIXA DO PH DO SOLO FERRALÍTICO PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ÓPTIMO DA CULTURA DO TOMATEIRo

631 palavras 3 páginas
CAPÍTULO I. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1.1. REACÇÃO DO SOLO A reacção do solo influência as suas propriedades físicas, químicas e biológicas, determinando o tipo de vegetação existente, a actividade dos microrganismos, a estabilidade dos agregados, a disponibilidade de nutrientes para as plantas e a capacidade de adsorção de iões. A biodisponibilidade dos cinco micronutrientes catiões é influenciada de modo idêntico por algumas características do solo, em particular a reacção, o potencial redox e o teor de matéria orgânica. A disponibilidade dos elementos, sobretudo do manganésio, do ferro e do zinco, diminui com o pH. O cobre é o micronutriente catião menos influenciado pelo pH, visto que se encontra em grande medida na forma quelatada (Varennes, 2003).
Os solos apresentam uma grande gama de valores de pH, desde solos derivados de pirite, com pH que pode atingir um valor igual a 2, até solos sódicos com pH por vezes superior a 10. A reacção do solo depende em primeiro lugar da rocha mãe que lhe deu origem e dos processos de pedogénese, influenciados pelo clima, topografia, actividade biológica, e tempo decorrido. A rocha mãe poderá ser acídica ou não, dependendo da razão entre o alumínio e os catiões básicos, mas na maioria dos casos a meteorização das rochas liberta iões hidroxilos e catiões como magnésio, potássio e cálcio (Lopes e Guidolin, 1989; Campanharo, 2006).
A reacção do solo é avaliada através do pH, medido em água ou em soluções salinas. A reacção do solo condiciona o crescimento vegetal, a actividade dos microrganismos e a disponibilidade de nutrientes. Em solos ácidos podem ocorrer toxicidades de alumínio e manganésio e os níveis de cálcio, magnésio, fósforo e molibdénio em solução são baixos. Nos solos alcalinos, em particular nos calcários, surgem deficiências de fósforo e dos micronutrientes ferro, zinco, manganésio e boro. A correcção da acidez é feita recorrendo à aplicação de calcários, operação designada por calagem. A quantidade de

Relacionados