Estudo da Circunferência no plano cartesiano

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
População no Pará
Segundo maior estado do Brasil, com extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, o Pará é habitado por 7.581.051 pessoas, segundo dados do Censo Demográfico de2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa quantidade representa 3,9% da população total do país e faz do Pará o estado mais populoso da Região Norte.

O Paráapresenta grandes vazios demográficos, fato que reflete diretamente na densidade demográfica (população relativa) do estado, que atualmente é de apenas 6 habitantes por quilômetro quadrado. Já a taxa decrescimento demográfico, figura entre as maiores do país: 2,1% ao ano.

Assim como nos outros estados do Brasil, a maioria dos habitantes vive em áreas urbanas (68,5%); a população que habita a zonarural responde por 31,5%. Belém, capital paraense, é a cidade mais populosa, com 1.393.399 habitantes. Outros municípios com grande concentração populacional são: Ananindeua (471.980), Santarém(294.580), Marabá (233.669), Castanhal (173.149) e Paraupebas (153.908).

A população paraense é bastante miscigenada, sendo composta por indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos ejaponeses. De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Pará abriga cerca de 27 mil índios, de 31 etnias diferentes. O estado também possui comunidades negras remanescentes de antigosquilombos. Com relação ao sexo, 50,4% dos habitantes são homens e 49,6%, mulheres.

Com grande diversidade, o Pará possui manifestações culturais como a Congada, Carimbó (dança de origem africana), Folia deReis, entre tantos outros. O Círio de Nazaré, realizado há mais de 200 anos em Belém do Pará, é uma das maiores e mais formidáveis procissões católicas do mundo.

No aspecto social, o Pará ocupa o16° lugar no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um aspecto social positivo é que o estado tem conseguido reduzir a taxa de mortalidade infantil, que atualmente é de 23 para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DIRIGIDO UMA RETA NO PLANO CARTESIANO
  • A circunferência no sistema cartesiano
  • plano cartesiano
  • Plano cartesiano
  • estudo da circunferência
  • Plano cartesiano
  • plano cartesiano
  • estudo da circunferencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!