Estudo da cidade – o espaço urbano visão abordagem geográfica

Páginas: 14 (3492 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
O presente relatório tem por objetivo apresentar de forma sucinta e objetiva as abordagens do espaço urbano e sua implicação nas cidades, também os fatores presentes no espaço urbano: Os proprietários dos meios de produção; Os proprietários fundiários; Os promotores imobiliários; O Estado; Os grupos sociais excluídos. Com a mesma didática apresentamos a abordagem geográfica, que tem como objetode estudo da geografia urbana a investigação do espaço urbanizado e seus respectivos elementos: A fórmula funcional na determinação do papel das cidades; A realidade urbana; Cidades e zonas de influência; A zona dos investimentos; O papel dos meios de transporte; Hierarquia da cidade e dominância metropolitana. Damos seqüência à abordagem geográfica e seu objeto de estudo.

Os geógrafos tendem aformular leis gerais para a realização de uma mais adequada organização social e econômica do território, sugerindo intervenções e reduzindo os desequilíbrios e as intervenções não coordenadas. Assim, a divisão social do trabalho origina uma organização capilar do mesmo por compartimentos estanques, em cada um dos quais aqueles que trabalham aprofundam um setor da investigação sem terem acompreensão, não tanto e não só do papel específico de cada setor dentro do quadro organizativo geral – o que em nível de investigação cientifica é bastante exeqüível – mas do significado e dos objetivos da própria organização cientifica na estrutura social geral.

A análise dos processos de disposição e organização do espaço, resultantes da atividade dos grupos humanos agregados na cidade, é o centrofocal da investigação geográfica. Segundo Sarre, se todas as formas de trabalho concentrado provocam e favorece a formação e o desenvolvimento dos centros urbanos, a cidade só ganha sentido com o lugar que ocupam os seus habitantes ativos num sistema de relações econômicas e sociais.

Se os homens se agruparam nas cidades foi para exercerem melhor certas formas de atividade. Estas atividadesconstituem a função da cidade. A função é, de certo modo, a profissão exercida pela cidade, a sua razão de ser. A palavra função foi tomada de empréstimo à filosofia e compara uma cidade a um organismo. Imaginada por F. Ratzel, em 1891, foi desde então retomada por todos os geógrafos e por todos os urbanistas.

Considera-se de alguma maneira funções das cidades as atividades que justificam a suaexistência e a sua evolução, e que lhe permitem angariar os recursos necessários para a sua vida. Muitos destes recursos vêm da região que circunda a cidade, e falou-se freqüentemente de uma função regional, entendendo-se por tal o papel desempenhado pela cidade da região.

Cada cidade pode ser caracterizada do ponto de vista funcional: Unicamente pelas atividades que representam a parte da cidadena economia regional nacional ou internacional. Só elas serão consideradas atividades especificas da cidade, de modo a poderem dar lugar à sua inserção numa categoria de classificação das cidades de acordo com a sua função.

Determinar a fórmula funcional é tarefa muito difícil visto que as formas de atividades concentradas, que aceleram a urbanização e determinam os seus principais pólos delocalização geram um grande número de atividades. Neste sentido a cidade é, na grande maioria dos casos, um centro de atividades diversificadas. Na classificação, sempre que os dados estatísticos não são suficientemente indicativos, usam-se outras fontes de informação, tais como a pesquisa de campo, a fim de se ter um conhecimento objetivo da realidade urbana no que diz respeito à fórmula funcional.As classificações funcionais de que se valem, para estabelecer a fórmula funcional, na repartição da população ativa por ramos de atividade, perderam hoje em dia grande parte do seu interesse, em conseqüência do desenvolvimento tecnológico que conduziu a uma mudança de produtividade diferencial da mão-de-obra nos diferentes ramos profissionais. Acompanhando o volume dos negócios diminuiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPAÇO URBANO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA SOBRE A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE/CE
  • as cidades e os espaços urbanos
  • Cidades e Espaços Urbanos
  • Estudos urbanos na cidade de são paulo
  • Análise socioambiental do espaço urbano da cidade de diogo de vasconcelos
  • Espaço Urbano
  • O Espaço Urbano
  • Espaco urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!