Estudo da Biodiversidade de Invertebrados Marinhos na Praia de Buarcos

1900 palavras 8 páginas
Estudo da Biodiversidade de Invertebrados Marinhos na Praia de Buarcos
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
Ana Granja
Franclim Costa
Margarida Marques
Maria Figueira
Sumário
No dia 6 de Novembro de 2013 deslocámo-nos até à praia de Buracos, Figueira da Foz, com o objetivo de observar vários invertebrados numa zona de grande biodiversidade marinha. Pudemos contactar com invertebrados de vários Filos, nomeadamente o Filo Mollusca, Echinodermata e Cnidaria, dos quais selecionámos alguns organismos para estudar a sua distribuição na zona das marés e quais as adaptações morfológicas e/ou fisiológicas que lhes permitem ocupar um determinado habitat. Não escolhemos focar o nosso estudo num só Filo para podermos aprender mais sobre a comunidade de espécies que coabita na praia de Buarcos mediante a sua grande diversidade.
Constata-mos que o ritmo das marés não é o único fator determinante da vida dos invertebrados. também a iluminação solar, a abundância de substrato, a superfície de sustentação e a quantidade de oxigénio influenciam a vida destes organismos.
Ao longo da costa rochosa deparamo-nos com zonas onde há maior abundância de determinados organismos, como a zona médio-litoral, onde há uma grande diversidade de espécies bastante bem adaptadas à alternância das marés, em consequência da submersão e exposição ao ar, que os obriga a suportar condições externas de hidratação e salinidade, possuindo estas espécies mecanismos de defesa e proteção.
Introdução
O mundo animal pode ser dividido em duas grandes famílias, a dos vertebrados e a dos invertebrados, sendo que estes últimos representam cerca de 95% do reino animal. Estes organismos variam tanto em tamanha, morfologia, diversidade ou adaptação ao meio, aparecendo por isso em grande número na natureza. Podem apresentar simetria esférica, radiada e lateral, podendo alguns deles ser assimétricos e têm mecanismos próprios de alimentação. A maior parte apresenta um sistema nervoso

Relacionados