Estudo correlacional

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2012
Ficha de Leitura do artigo: “Running away from home: Understanding visitor experiences and behavior at Sport Tourism Events”

A) Actualmente, vários indivíduos participam em eventos, não só peloprazer, mas também porque levam a sério o facto de praticarem actividade que pode ser importante para a criação de uma identidade social. Torna-se então necessário perceber como isso acontece. Opresente estudo procura compreender os fenómenos, acontecimentos e experiências vividas por grupos de participantes activos em vários eventos desportivos, neste caso específico, um grupo de participantesnum evento de atletismo de longa distância - “Cyprus International Four-Days Running Challenge” – e produzir informação suficiente que permita explicar e compreender esses fenómenos.

B) Odesenvolvimento deste estudo deve-se ao facto de o tema “turismo desportivo” ter-se vindo a desenvolver lentamente, com pesquisas essencialmente de natureza descritiva, fornecendo poucos dados específicos elimitadas pelo número de perguntas com respostas inconclusivas. Weed (2005) argumenta que o turismo desportivo não assenta em perspectivas teóricas capazes de explicar claramente a área de estudo, istoé, sem resposta ao “como” e “porquê” dos fenómenos. Este autor indica ainda que grande parte da literatura não possui dados que sirvam de base para possíveis e futuras comparações.

C) Dos mais de100 participantes, foi escolhida uma amostra de 25 para uma entrevista. Aplicaram uma metodologia de carácter semi-etnográfico, através do qual os autores tentaram perceber e explorar, por vivênciadirecta, a realidade em que os participantes se inseriam. Os dois investigadores adoptaram diferentes métodos para procederem à explicação dos fenómenos observáveis: observação directa como parteintegrante das actividades e observação indirecta (não-participante).

D) Este estudo, comparativamente a anteriores, vem descrever e, mais importante explicar os comportamentos dos participantes como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo correlacional entre os níveis de depressão, desesperança e ideação suicida em sujeitos que procuram atendimento...
  • artigo sobre pesquisa correlacional
  • estudos
  • estudos
  • Estudos
  • Estudo
  • Estudo
  • estudos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!