Estudo contextualizado de gramática em situações concretas de uso da língua

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS-FCA
ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

ESTUDO CONTEXTUALIZADO DE GRAMÁTICA EM SITUAÇÕES CONCRETASDE USO DA LÍNGUA

NELCIO ONEIDES SOUSA SILVA
ORIENTADOR: NOME COMPLETO


ANÁPOLIS-GO
2013

NELCIO ONEIDES SOUSA SILVA

ESTUDO CONTEXTUALIZADO DE GRAMÁTICA EM SITUAÇÕES CONCRETASDE USO DA LÍNGUA



Pré-projetoapresentado à Faculdade Católica de Anápolis como requisito parcial para conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu para a obtenção do título de Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa em Educação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Orientador (a): Prof. Espec.(nome do professor (a).

ANÁPOLIS-GO
2012PRÉ- PROJETO

CONSIDERAÇÃOES INICIAIS:
O presente trabalho leva-nos salientar o estudo contextualizado de gramática em situações concretas de uso da língua, visando o seu contexto e cotexto. Com isso, polemiza acerca da linguagem empregada em situações formais e informais da fala. Como embasamento teórico , utilizarei-me como fontes bibliográficas como: Travaglia- Gramática e Interação: Umaproposta para o ensino de Gramática; Irandé Antunes, Pécora, Mikael Bakhtin- Gêneros dos discursos, Saussure, Humboldt, Glória Kalil entre outros. Entretanto, de acordo com a temática, serão levantadas algumas irregularidades de usos de falas que foram abordadas no decorrer do curso de pós –graduação, o que não condiz com a formação de discentes docentes enquanto dircursores.
PROBLEMA:
Não queroaqui levantar discussões relacionadas à linguagem popular, tampouco preconceito linguístico. Na verdade, serão discutidas as duas vertentes no que diz respeito à linguagem empregada a determinados públicos sem a preocupação da normas gramaticais em foco e o uso da gramática informal. Com isso, dentro de várias perspectivas de gramática, analisar profundamente desde os primórdios atécontemporaneidade da gramática em seus usos.
HIPÓTESE:
Neste estudo teórico, levantarei as inadequações morfológicas discursivas de docentes, palestristas, seminaristas, levando em conta com as teorias de Saussure em que ele diz que a langue é social e parole individual e perpetuando sempre o contexto para determinado uso de fala. Já que a lingua é social e a fala é individual, é inegável concluir que alíngua é sistémica, dinámica e por isso ela é questionada em seu usos. Além da fala, já que é individual, não podemos também usar o mesmo enunciado em todas situações de uso. A língua por si, reiterando a linguagem inclusiva, ela é da nação, o que torna mais abrangentes e atinge a todos os contingentes.
OBJETIVOS:
-Fazer um estudo aprofundado de gramática e insersão no currículo escolar;-Estabelecer relação entre gramática internalizada, reflexiva e normativa;
-Reconhecer os diversos falares, mas em seu contexto e cotexto;
-Questionar contexto e cotexto de linguagem discursiva;
-Justificar teorias e argumentar dentro de suas especificidades;
-Transformar linguagem informal para a formal em situações de uso da fala em seu contexto ou vice-versa;
-Listar inadequações morfológicas,sintáticas dentro do contexto formal de fala;
-Perceber os vários olhares sobre a oralidade;
-Possibilitar o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.

JUSTIFIFICATIVA:

O presente trabalho aqui apresentado surgiu-se de uma necessidade constante em entender primeiramente a linguagem na visão de Saussure, Travaglia, Coutinho entre outros teóricos, mas como foco ouso da gramática contextualizada em uso concreto da língua em seu contexto e cotexto não priorizando a determinada gramática, a normativa, mas contrastar uma linguagem dinámica, retórica e persuasiva no ambiente destinado a determinado público. A língua enquanto atividade discursiva e cognitiva, representa uma possibilidade de interação social, e pela qual o indivíduo não só comunica, mas tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos de gramática da Língua Portuguesa
  • Estudo dirigido/ língua muito além da gramática.
  • O Estudo da Gramática Normativa por meio da Poesia Concreta
  • Gramatica de uso
  • estudo para gramatica
  • As situações didáticas de Língua Portuguesa
  • Estudo da gramática
  • Estudo da gramatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!