ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA CORRELAÇÃO DOS INDIVÍDUOS DÊNTULOS E EDÊNTULOS COM O MÚSCULO MASSETER

4783 palavras 20 páginas
INTRODUÇÃO

A dentição humana é fundamental para o bom funcionamento de todas as estruturas envolvidas no processo mastigatório e a falta de cuidados com a mesma pode gerar diversos problemas, que por sua vez podem ocasionar o edentulismo, ou seja, a perda dos dentes. A precariedade da saúde bucal da população idosa brasileira aponta a falta de cuidados a que foram expostos ao longo de sua vida. Em 2004 no Brasil, o Ministério da Saúde realizou um levantamento epidemiológico, onde mostra que os brasileiros na faixa etária de 65 a 74 anos já perderam 93% de seus dentes, sendo que não se trata de um processo natural na fase adulta. (UNFER, 2008)
Diante desta realidade, Segundo Bianco (2008), acredita-se que alguns dos principais fatores relacionados à má saúde bucal destes indivíduos estejam ligados à condição socioeconômica, à dificuldade de acesso aos serviços de saúde pública e principalmente à falta de informação (escolaridade), pois na maioria dos casos é resultado de uma saúde bucal comprometida geralmente por uma higienização inadequada.
O edentulismo afeta os aspectos motores e sensoriais do processo mastigatório, podendo levar à compensações que se manifestarão através de ruídos articulares, dor na região da ATM, desvios, dificuldade no abrir a boca, alterações posturais e de esquema corporal, além de comprometer em suas atividades diárias e sua qualidade de vida (QV). (FUZARO,2007)
Segundo Cattoni (2005), a mastigação é o ato de morder, triturar e mastigar o alimento; Esta será influenciada por inúmeros fatores tais como: estabilidade da articulação temporomandibular (ATM), presença de dentes, boa saúde dental, além da atividade neuromuscular e integridade da musculatura mastigatória. (MUÑOS, 2004) Dentre os músculos mastigatórios, destaca-se o masseter que tem participação ativa no processo de trituração do alimento, sendo o mais potente músculo envolvido no processo mastigatório. (RAHAL, 2009; FEHRENBACH, 2002)
Tendo em vista a elevada

Relacionados