ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O MODELO GECON

Páginas: 11 (2685 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O MODELO GECON (HISTÓRIA, CARACTERÍSTICAS, USO E IMPORTÂNCIA.



Guilherme *
Anderson *


RESUMO
GECON é um modelo de gestão que no Brasil foi estruturado a partir do final da década de 1970 por Armando Catelli objetivando adequar os modelos de gestão a nova realidade empresarial, pois os sistemas de contabilidade e custos que serviriam de base para oprocesso de decisão habitualmente utilizados se tornaram ineficazes, no modelo GECON a gestão visa a otimização do resultado econômico, sendo que os resultados são atribuídos aos gestores de cada área, responsáveis pelas decisões.
O sistema de gestão no modelo GECON diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades, estruturado a partir da missão da empresa, desuas crenças e valores, da sua filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico, que busca em última instância a excelência e a otimização do desempenho econômico da empresa.

Palavras-Chave: GECON, Controladoria e Planejamento.
____________________
* Graduandos em Ciências Contábeis UFRN.
** Mestre em Ciências Contábeis e Professor da UFRN.

1. INTRODUÇÃO
A competição,a nível mundial, fez com que as empresas reformulassem seus modelos gerenciais organizacionais, tendo como objetivo a maior racionalização nos recursos utilizados e ao alcance de um grau máximo de eficiência operacional. Com isso, as empresas foram compelidas a adotar sistematicamente novas tecnologias de produção e gerenciamento, especialmente por parte das empresas industriais, para o aumentode sua competitividade e, assim, fazer frente a uma concorrência cada vez mais acirrada.
Com esse ambiente de mudanças, JOHNSON & KAPLAN (1987) constataram que as informações contábeis ainda se encontram condicionadas pelos procedimentos que objetivam os informes financeiros e o pagamento de impostos; portanto, distorcidas demais para que sejam relevantes às decisões gerenciais de planejamento econtrole; questionam a validade de informações gerenciais da contabilidade, no sentido de reduzir custos e melhorar a produtividade, bem como um sistema que fica devendo o fornecimento de custos precisos dos produtos. São de opinião que o ambiente econômico contemporâneo exige excelência dos sistemas de contabilidade gerencial.








2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 História
O modelo GECON- Gestão Econômica começou a ser estruturado pelo prof. Armando Catelli no final dos anos setenta, a partir de suas reflexões sobre as necessidades da gestão empresarial, tanto em termos da lógica do processo decisório, quanto em nível das informações requeridas pelos gestores responsáveis pelo processo de tomada de decisões.

Naquela época, o prof. Catelli tinha visto que a contabilidade decustos tradicional, fundamentada nos princípios de contabilidade voltados ao atendimento dos requisitos informativos formais, societários e fiscais, tinha pouca relevância para tomada de decisões.

As diversas oportunidades de reflexão encontradas na execução das atividades profissionais, tanto como executivo, quanto como consultor de empresas, aliado ao seu pendor de questionamento einvestigação, levou o professor Catelli a delinear os princípios da gestão econômica.

Analisando-se que nos ambientes das empresas, as pessoas estão normalmente presas às “armadilhas do dia a dia”, sendo difícil encontrar um “clima” adequado às indagações, questionamentos e pensamentos prospectivos, o professor Catelli optou por colocar suas questões para reflexão e debate no ambiente acadêmico, junto aseus alunos dos cursos de pós-graduação em contabilidade na USP.
O Gecon - Gestão Econômica é um modelo gerencial para administração por resultados econômicos, que incorpora um conjunto de conhecimentos integrados visando a eficácia empresarial. O Gecon é estruturado dentro de uma concepção “holística” e compreende a integração dos seguintes elementos:

- modelo de gestão (princípios, crenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PESQUISA SOBRE MODELO GECON
  • Estudo bibliográfico sobre o mrp
  • TCC Estudo bibliografico sobre as ILPI
  • Estudo Bibliográfico sobre Educação a Distancia
  • Um estudo bibliográfico sobre os aspectos socioculturais e suas implicações na musicoterapia
  • Modelo Gecon
  • modelo gecon
  • Um estudo sobre a drogadição e os modelos de tratamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!