Estudo Bíblico - Casamento

Páginas: 11 (2627 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Estudo Bíblico: Esposa

Mulher casada. Em hebraico, ’ishsháh, significa “mulher” (literalmente: homem feminino) ou “esposa”; a esposa era chamada de “possuída por um marido”. (Is 62:4 n.) Em grego, gyné pode significar “esposa”, ou pode significar “mulher”, quer casada, quer não. Deus proveu o primeiro homem, Adão, duma esposa por tomar uma costela dele e construir desta uma mulher. Elatornou-se assim osso dos ossos do homem e carne da sua carne. Era o complemento de Adão e foi criada como ajudadora dele. (Gên 2:18, 20-23) Deus tratava diretamente com Adão, e Adão, por sua vez, transmitia os mandamentos de Deus à sua esposa. Por ter sido criado primeiro e por ter sido criado à imagem de Deus, ele tinha prioridade como cabeça e era para ela o porta-voz de Deus. A chefia dele devia serexercida em amor, e a mulher, como ajudadora, devia cooperar no mandato procriativo dado ao casal. — Gên 1:28.
Após o pecado, primeiro de Eva, que, em vez de ser ajudadora do seu esposo, mostrou-se tentadora, e depois de seu esposo, Adão, que a acompanhou na transgressão, Deus proferiu julgamento sobre a mulher, dizendo: “Aumentarei grandemente a dor da tua gravidez; em dores de parto darás à luzfilhos, e terás desejo ardente de teu esposo, e ele te dominará.” (Gên 3:16) Desde então, entre muitos povos da terra, a mulher de fato tem sido dominada pelo seu esposo, muitas vezes de modo bem duro, e, em vez de ela ser companheira e ajudadora, em muitos casos tem sido tratada mais como serva.

I. Entre os Antigos Hebreus.

Entre os antigos hebreus, o homem era cabeça da casa e era o dono(hebraico: bá‛al) da sua esposa, e a mulher era a possuída (be‛uláh). Entre os servos de Deus, a esposa ocupava um lugar digno e honroso. Mulheres piedosas de espírito e habilidade, embora sujeitas à chefia do esposo, tinham muita margem e liberdade de ação, e sentiam-se felizes no seu lugar; eram abençoadas por serem usadas por Deus em realizar serviços especiais para ele. Exemplos dentre asmuitas esposas fiéis, na Bíblia, são Sara, Rebeca, Débora, Rute, Ester e Maria, mãe de Jesus.

II. Proteção da esposa sob a Lei.

Ao passo que o esposo ocupava a posição superior no arranjo marital, os requisitos de Deus estipulavam que ele provesse a família em sentido material e espiritual, e cuidasse dela. Também, quaisquer transgressões da família refletiam sobre ele; por conseguinte, tinhauma pesada responsabilidade. E embora tivesse maiores privilégios do que a esposa, a lei de Deus protegia a esposa e dava-lhe certos privilégios extraordinários, de modo que ela podia levar uma vida feliz e produtiva.

Uns poucos exemplos das provisões da Lei referentes à esposa eram: Tanto o esposo como a esposa podiam ser mortos por adultério. Se o esposo suspeitava infidelidade secreta porparte da esposa, ele podia levá-la perante o sacerdote, para que Yehowah julgasse a questão, e se a mulher era culpada, os órgãos reprodutivos dela atrofiavam; por outro lado, se ela não era culpada, exigia-se que o esposo a engravidasse, reconhecendo assim publicamente a inocência dela. (Núm 5:12-31) O esposo podia divorciar-se da esposa, se encontrasse algo indecente da parte dela.

Istoprovavelmente incluía coisas tais como mostrar grave desrespeito para com ele ou lançar vitupério sobre a família ou sobre a do pai dele. Mas a esposa ficava protegida pelo requisito de que ele tinha de dar-lhe por escrito um certificado de divórcio. Ela estava então livre para se casar com outro homem. (De 24:1, 2) Se a esposa fazia um voto que seu esposo achava imprudente ou prejudicial para o bem-estarda família, ele podia anulá-lo. (Núm 30:10-15) Isto, porém, servia de salvaguarda para a esposa, impedindo que tomasse alguma ação precipitada que talvez a metesse em dificuldades.

A poligamia era permitida sob a Lei mosaica, mas era regulamentada, de modo que a esposa ficava protegida. O esposo não podia transferir o direito de primogênito do filho da esposa menos amada para o filho da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • casamento bíblico
  • Estudos Biblicos
  • Estudo Biblico
  • Estudo bíblico
  • estudo biblico
  • estudos bíblicos
  • estudo biblico
  • Estudo biblico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!