Estudo (análise) do livro O cortiço - Aluísio Azevedo

Páginas: 16 (3821 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Introdução

Ao ser lançado, em 1890, "O Cortiço" teve boa recepção da crítica, chegando a obscurecer escritores do nível de Machado de Assis. Isso se deve ao fato de Aluísio de Azevedo estar mais em sintonia com a doutrina naturalista, que gozava de grande prestígio na Europa. O livro é composto de 23 capítulos, que relatam a vida em uma habitação coletiva de pessoas pobres (cortiço) nacidade do Rio de Janeiro. O romance tornou-se peça-chave para o melhor entendimento do Brasil do século XIX.
Seguindo esta ideia, neste trabalho, iremos justamente, destacar os pontos básicos da obra naturalista o Cortiço, retratando a história do autor, a características do Naturalismo, e especificadamente a obra.





















1. O autor
Aluísio Tancredo Gonçalvesde Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857. Ali fez seus estudos, até ir para o Rio de Janeiro, com dezenove anos de idade, a chamado do irmão mais velho, o comediógrafo Artur Azevedo. Na Corte, valendo-se de seu talento como desenhista e de seu espírito crítico, trabalhou como caricaturista em jornais políticos e humorísticos. Com a morte do pai, que era vice-cônsul português em São Luís,voltou para a cidade natal e colaborou na imprensa de oposição com sátiras sobre o conservadorismo do meio maranhense. Lutou contra a escravatura, as injustiças sociais, o obscurantismo do clero, a estrutura repressiva da sociedade. Seus artigos lhe valeram um processo criminal movido por representantes da Igreja.
Em 1881, publicou o romance O Mulato, obra que introduziu o realismo naturalistano Brasil. No livro, retrata o preconceito racial corrente nas famílias ricas da província. Isso irritou a tal ponto a sociedade de São Luís, que ele resolveu mudar-se para o Rio. Lá, procurou profissionalizar-se como escritor e, de 1882 e 1895, escreveu sem interrupções romances, ao lado de escritores como Coelho Neto e Olavo Bilac. Desencantado com a carreira de escritor, abandonou a literaturaaos 38 anos de idade, ingressando na vida diplomática. Como diplomata, serviu na Espanha, no Japão, no Uruguai, na Inglaterra, a Itália, no Chile e na Argentina. Morreu em 1913 com 56 anos, em Buenos Aires, onde se encontrava em missão diplomática.
2. Naturalismo
O Realismo e o Naturalismo apresentam semelhanças e diferenças entre si. O Realismo retrata o homem interagindo com seu meio social,enquanto o Naturalismo mostra o homem como produto de forças “naturais”, desenvolve temas voltados para a análise do comportamento patológico do homem, de suas taras sexuais, de seu lado animalesco.
Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age. A perspectiva evolucionista de Charles Darwininspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies.
Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõem a personalidade humana. Ao lado de Charles Darwin, Hippolyte Taine e Auguste Comte influenciaram de modo definitivo a estéticanaturalista. Os autores naturalistas criavam narradores oniscientes, impassíveis para dar apoio à teoria na qual acreditavam. Exploravam temas como o homossexualismo, o incesto, o desequilíbrio que leva à loucura, criando personagens que eram dominados por seus instintos e desejos, pois viam no comportamento do ser humano traços de sua natureza animal.
3. Principais autores do Naturalismo

AluísioAzevedo
Com a publicação de O Mulato (1881), Aluísio Azevedo consagrou-se como um escritor naturalista. A publicação dessa obra marca o início do Naturalismo brasileiro. O livro (que não é a nossa obra naturalista mais marcante) causou impacto na sociedade, principalmente entre o clero e a alta sociedade de São Luís do Maranhão. O Mulato aborda temas como o puritanismo sexual, o anticlericalismo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro '' O Cortiço'' de Aluísio Azevedo
  • Análise do Cortiço
  • Trabalho do livro o cortiço de aluísio azevedo
  • Análise completa do livro “o cortiço” de aluísio
  • Uma análise sociológica das personagens n’ O Cortiço de Aluísio Azevedo.
  • A Obra de Aluísio Azevedo
  • Aluisio Azevedo e sua obra O cortiço
  • PERFIS FEMININOS EM O CORTIÇO DE ALUÍSIO DE AZEVEDO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!