ESTUDO ACERCA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM PROPAGANDAS DO BOTICÁRIO

2852 palavras 12 páginas
ESTUDO ACERCA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM PROPAGANDAS DO BOTICÁRIO Fernanda Hingryd da Silva 1
RESUMO: O presente artigo teve como pretensão verificar a presença dos mecanismos persuasivos e de técnicas argumentativas como a intertextualidade, as figuras de linguagem e alguns tipos de raciocínios no discurso publicitário, partindo do pressuposto de que é muito comum a publicidade utilizar-se dessas estratégias argumentativas para atrair o público. Para identificar tais estratégias, este trabalho se ampara à luz das teorias de pesquisadores como Citelli (2007) e Abreu (2001) que tratam desse assunto. Para a verificação desses recursos no discurso publicitário tomou-se como corpus de análise quatro propagandas da empresa de cosméticos O Boticário veiculadas em 2005. A partir da análise dessas propagandas, observou-se que os anúncios sob exame não eram convincentes, pois expunham a mulher como um ser fútil e incapaz, que para ter autoconfiança necessita dos cosméticos como se fosse uma fórmula mágica da qual a mulher seria eternamente dependente. Supomos que, muito mais do que as propagandas em si, o que torna o produto vendável é a credibilidade que o público consumidor já confere a essa marca de cosméticos.
PALAVRAS-CHAVE: Propaganda; Discurso; Técnicas argumentativas

1 Introdução O artigo está calcado na argumentação e suas estratégias. Abreu (2001, p. 26) define a argumentação da seguinte forma:

Argumentar é, pois, em última análise, a arte de, gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano das ideias e de, gerenciando relação, persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça.

Entende-se, dessa forma, que argumentar é, por meio da razão, dominar o outro no campo das ideias, convencendo-o, levando-o a crer naquilo que está sendo dito. Além de convencer, argumentar é também persuadir, fazendo o outro agir de acordo com o que está sendo dito, sensibilizando-o através da emoção. Nosso

Relacionados

  • Dicionário de educação e saúde
    162080 palavras | 649 páginas