Estudi De Casinho 1

2971 palavras 12 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PROGRAMA DE APRENDIZAGEM
LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS NO CONTEXTO CLÍNICO

Professor: Cloves Amorin
Aluna: Juliana Diniz 8° período

Paper sobre o filme Garota Interrompida na Abordagem Cognitiva-Comportamental

Este paper trata-se de um estudo de caso sobre a Abordagem Cognitiva Comportamental de Susanna Kayse. Susanna é personagem do filme Garota Interrompida, interpretada por Winona Ryder, do diretor James Mangold, que estreou no ano de 1999. O filme se passa nos anos 60 e o foco está no período em que ela está hospitalizada.
Susanna Kaysen tem 18 anos, recentemente terminou o Ensino Médio, é filha única e mora com os pais. A personagem tem um relacionamento difícil com seus pais, pois estes apresentam comportamentos de negligência afetiva, ocupando o papel de "pais de aparência". Eles não aceitam que a filha queira ser uma escritora e que não esteja dentro do padrão das meninas de sua idade. Susanna é uma garota calada, sem ânimo, apresenta distanciamento afetivo e possivelmente adoeceu em função da qualidade familiar.
Ela foi internada no hospital psiquiátrico com a queixa de tentativa de suicídio, após tomar um vidro de aspirinas com vodka, além de apresentar ferimentos no pulso. Após ser internada, recebeu o diagnostico de Transtorno Borderline.
O Transtorno Borderline é caracterizado por uma desregulação emocional. Segundo DSM IV (APA, 1995), no Transtorno de Personalidade Borderline o indivíduo apresenta um padrão instável no que se refere à relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos, padrões constantes de impulsividade, que estão presentes em uma variedade de contextos, tendo início na idade adulta.Para Marsha (2010), os indivíduos com o transtorno apresentam grandes dificuldades nos relacionamentos, comportamentos impulsivos, ideações suicidas e desregulação do pensamento, incluindo despersonalização, delírios e

Relacionados