Estudação infantil

931 palavras 4 páginas
A Criança na Educação Infantil
O estágio Curricular I nos dar a oportunidade de complementar os nossos conhecimentos até aqui adquirido, praticando diretamente com a criança.
A criança na educação infantil está em pleno desenvolvimento mental, intelectual e cognitivo, um processo delicado pelo qual nós como educadores temos que ser sabedores dos melhores métodos de ensino-aprendizagem. Trabalhar com crianças de 0 a 5 anos, com dificuldade de adaptação, muitas das vezes totalmente dependente é um grande desafio para o professor, pois para ela se trata de uma separação familiar, sendo assim, um grande obstáculo a percorrer.
Sabemos que ainda existem docentes com apenas o nível médio, mas de acordo com a LDB no Artigo 62 da Lei n°9394/96:
A formação de docente para atuar na educação básica far-se-a em nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, em universidade e instituições de ensino superiores de educação, admitida, como educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.
Esta lei determina que o professor para atuar na educação infantil, precisa ter educação superior, no entanto, temos consciência que nem todos os educadores ativos possuem a educação exigida.
De acordo com Vygotsky o aprendizado e o conhecimento estão interligados, portanto, um depende do outro.
“O caminho do objeto até a pessoa passa por outra pessoa.”
Lev Vygotsky
A criança nos primeiros anos de formação de acordo com o seu desenvolvimento psicológico tem uma imaginação viva e está em processo contínuo; é a idade do “como” do “porquê”; pergunta tudo e interessa-se por tudo; é prodiga e superficial na sua atividade mental e na conversação; tem medo da escuridão e dos ruídos e gosta de imitar tudo que lhe chama atenção.Em relação ao Âmbito escolar a criança não é sensível as coisas inacabadas por isso não se importa de deixar qualquer atividade por outra mais recente; tem o conceito de um, dois e muitos;

Relacionados