estudar

Páginas: 11 (2710 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013











Professora: Gerliane Bezerra Cunha






Contabilidade
Escrituração












2013

ESCRITURAÇÁO


Escrituração é uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa etc.) todos os fatos administrativos que ocorrem na empresa, quer qualitativamenteou quantitativamente, visando ao controle do patrimônio, à apuração dos resultados dos exercícios sociais e à prestação de informações aos diversos usuários da informação contábil, ou seja, a escrituração é a base dos relatórios contábeis, que são, em última análise, os meios de comunicação da entidade com o mundo exterior ou interessados na informação contábil.

O controle contábil das empresascomeça com a escrituração dos eventos no livro Diário, completando-se, depois, nos demais livros de escrituração.

Ao registro de um fato contábil chamamos de lançamento. Este é efetuado em livros contábeis próprios como o Diário, Razão, Caixa, e etc. Ao conjunto de registros ou lançamentos é que chamamos de escrituração. Assim:

ESCRITURAÇÃO
É a técnica contábil responsável pelo registrodos fatos que alteram o patrimônio. É feita através dos lançamentos.
LANÇAMENTO
É o registro de um fato contábil. É o meio pelo qual se processa a escrituração; efetuada nos livros contábeis.

É através dos fatos administrativos que ocorre a gestão do Patrimônio das empresas, e esses fatos são registrados por meio da escrituração. Mas, como escriturar esses acontecimentos

Vamos,inicialmente, estudar onde escriturar esses acontecimentos, para depois aprender como efetuar tais registros.



LIVROS UTILIZADOS NA ESCRITURAÇÃO


Dos vários livros usados pelas empresas, vamos mencionar apenas os utilizados pela contabilidade dos fatos administrativos.

Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:
Livro Diário
Livro Razão
Livro Caixa
Livro Conta-CorrenteLivro Diário

O Diário é um livro obrigatório pela legislação comercial. Por ser obrigatório, o Diário está sujeito às formalidades legais extrínsecas e intrínsecas.

Formalidades extrínsecas (ou externas): o livro Diário deve ser encadernado com folhas numeradas em seqüência, tipograficamente. Deve conter, ainda, os termos de abertura e de encerramento a ser submetido à autenticação do órgãocompetente do Registro do Comércio.
Formalidades intrínsecas (ou internas): a escrituração do Diário deve ser completa, em idioma e moedas nacionais, em forma mercantil, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.
Essas formalidades devem ser observadas para que o livroDiário mereça fé a favor do comerciante, pois, como a vida da empresa é registrada no livro Diário, toda e qualquer demonstração de situação empresarial, apresentada a qualquer momento, tem sua comprovação nesse livro, desde que o mesmo não contenha vícios (erros de escrituração) contrários às formalidades legais descritas.
Para atender ao aspecto didático do nosso curso, apresentaremos o livroDiário próprio para escrituração manual, atendendo melhor aos objetivos escolares. Porem existem outros modelos, conforme permitido pela própria legislação pertinente, que, na prática, se tornam mais convenientes pelas vantagens que oferecem.

Veja o exemplo de uma folha do livro Diário que utilizaremos:


Os Termos de Abertura e de Encerramento devem ser transcritos na primeira e na últimapágina do livro Diário, respectivamente. Esses termos são colocados na época da abertura dos livros, conforme o seguinte modelo:

























O Diário é o primeiro livro que deve ser escriturado; por isso, começamos por ele, passando, posteriormente, ao registro nos demais livros auxiliares.

Veja para que servem as colunas do Diário:


1 – Código das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudar
  • Estudar
  • Estudar
  • Estudar
  • Para estudar
  • COMO ESTUDAR
  • Estudar
  • Estudar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!