Estudantre

305 palavras 2 páginas
5ª maior país do mundo em extensão territorial
Marcado por muitos conflitos com povos indígenas
-+ 100 mil habitantes, incluindo os indígenas em contanto.
Concentravam-se no litoral - levar, mandar, escoar para Portugal
Frei Vicente do Salvador:
Portugueses permaneciam no litoral “arraigados as costas como caranguejos. Vivendo aos portos de embarque dos navios, parece que exploravam a terra com os olhos para Portugal: (..) tudo pretendiam levar a Portugal.”
PRINCIPAIS AGENTES DE OCUPAÇÃO
1493 -- -> documento (bula inter coetera) estabeleceu que as terras (onde hoje é a América) seriam divididas entre PORTUGAL e ESPANHA (uma linha imaginária situada a 100 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde).
Tratado de Tordesilhas (1494): inconformados, os portugueses negociam com espanhóis... 350 léguas de cabo verde

Oeste: Espanha
Leste: Portugal.

Expansão para o oeste

* Exploradores em expedições militares – organizadas para expulsar estrangeiros --- ->(erguendo fortificações) foram avançando para norte e nordeste.

* Bandeirismo – percorriam o sertão aprisionando indígenas e escravos africanos fugidos ou procurando metais preciosos. (ultrapassando o tratado de Tordesilhas)

Tipos de bandeirismo: 1) APRESSAMENTO: dedicavam-se a captura de indígenas para vendê-los como escravos * Compra de escravos de guerra ou simular (guerra justa) --- - > escravizar indígenas legalmente OBS.: ao longo de 5 séculos, cerca de 1477 povos indígenas foram extintos Hoje: 241 povos ..........180 línguas 2) PROSPECÇÃO: metais preciosos 3) SERTANISMO DE CONTRATO: captura de escravos fugidos * Jesuítas missionários – fundaram aldeamentos para catequizar os indígenas e explorar as riquezas naturais.

Quem eram os jesuítas?
Sacerdotes pertencentes a Ordem Jesuítica, fundada em 1534

Objetivos: divulgação da igreja católica pelo mundo
Combatiam costumes e tradições que entrassem em choque com o cristianismo.
Ex.:

Relacionados

  • A Evolu O Da Educa O A Dist Ncia
    1016 palavras | 5 páginas