Estudante

Páginas: 4 (845 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Aline Pereira













Resenha Crítica
TEMA: Teorias da administração pública

Resenha crítica desenvolvida para a matéria de Administração Pública do Curso de Administração doCentro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão da Universidade do Vale do Itajaí.
Professor: Alexandre de Sá Oliveira




itajaí
2014

O livro Teorias da Administração Pública de RobertDenhardt apresenta no capitulo 3 intitulado de Herança política de Wilson a Waldo a dicotomia entre a política e a administração.
Para o autor o estudo da administração pública deve compreender nãoapenas a teoria social, mas também a teoria política, em um esforço para ajudar a entender como as organizações públicas contribuem para o crescimento de uma sociedade democrática. A concentração de poderem um governo executivo central e forte teve sua origem em certas tendências elitistas presentes entre os pensadores federalistas, que em geral diziam que somente os homens de negócios com solidaeducação, com formação intelectual e ampla experiência é que se poderia esperar uma percepção inteligente sobre uma boa política pública.
Mas existiam os que propuseram a descentralização do poder elesdefendiam que o governo devia ser descentralizado, a ponto de permitir que cada cidadão possa participar pessoalmente na administração dos assuntos políticos e o governo deveria servir para educar opovo em sabedoria política e formar uma cidadania que dependa de si mesma. No início dos estudos sobre Administração Pública os reformadores pretendiam que fossem criados mecanismos específicos que ostornassem aptos a dar respostas a sociedade tecnológica, cada vez mais urbanizada em que viviam.
Os aspectos pragmáticos do governo começaram a existir no momento que o mesmo cresceu, argumentando porWilson que está se tornando mais difícil administrar do que elaborar uma constituição, que as operações dos órgãos públicos fossem orientadas por princípios estáveis de gestão administrativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!