Estudante

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Resumo Texto Hannah Arendt - Imperialismo
Raça e Burocracia
Nas primeiras décadas do Imperialismo, dois novos grupos foram descobertos, e esses dois foram a raça e a burocracia. O texto de Hannah Arendt Fala sobre o desenvolvimento do conceito de raça, seu surgimento e utilização na África invadida por europeus em busca de riquezas. Nele é retratado o motivo do extermínio da váriascomunidades na África; mostrando que os invasores tinham os nativos como semi- humanos ou parte da natureza e ambiente local, conceitos que se iniciaram principalmente, com os boêres; descendentes de holandeses que permaneceram e se adaptaram na África. Em suma o texto retrata a descoberto de minas de ouro e diamantes; o surgimento da burocracia, o desenvolvimento do anti-semitismo em terras Africanas e odesenvolvimento do pensamento de que o africano também era um ser humano.
CONTEXTO HISTÓRICO:
Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e asiático; Também EUA e Japão exercem atividades imperialistas em suas respectivas regiões de influência. (Ana Paula)
COLONIALISMO:
Capitalismo Comercial (mercantilismo);Objetivos: especiarias, produtos tropicais e metais preciosos; Continente Americano; Expansão impulsionada pelo Estado;
NEOCOLONIALISMO:
Capitalismo industrial e financeiro;
Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matérias-primas; busca de colônias para excedente populacional europeu; áreas de investimento de capitais e áreas estratégicas para proteção do comérciomarítimo. Continente africano, Asiático e Oceania; Expansão impulsionada pela burguesia europeia
Amplo material de apoio ao imperialismo a ideia que a Inglaterra podia suportar como nenhuma outra nação “o fardo do homem branco”; e tinha o dever à filantropia da ação colonizadora inglesa, O imperialismo do século XIX, permeado pelo ideal da supremacia econômica e cultural, formulou o mito dasuperioridade racial, incluindo concepções pseudocientíficas que enalteciam os brancos e a exploração imperialista. Por esse motivo destacou-se a doutrina racista do filósofo inglês H. Spencer, conhecida como “Darwinismo Social”. Segundo Spencer, a Teoria da Evolução de Darwin podia ser perfeitamente aplicada à evolução da sociedade: assim como existia uma seleção natural entre as espécies, com o predomíniodos animais e plantas mais capazes, ela existia também na sociedade: A luta pela sobrevivência entre os animais correspondia à concorrência capitalista; a seleção natural não era mais nada além da livre troca dos produtos entre os homens; a sobrevivência do mais capaz, do mais forte era demonstrada pela forma criativa dos gigantes da indústria, que engoliam os competidores mais fracos, em seucaminho para o enriquecimento. (Debora)
FORMAS DE DOMINAÇÃO
DIRETA: Com agentes metropolitanos ocupando os principais cargos governamentais. Ex: Inglaterra na Índia.
INDIRETA: Aliança com elites locais, mantendo uma aparente independência política. Ex: EUA na América Central
IMPERIALISMO NA ÁFRICA: Início: segunda metade do século XIX. Ponto máximo: “Conferência de Berlim” Objetivo: delimitarfronteiras coloniais e criar normas a serem seguidas pelas potências colonizadoras.

IMPERIALISMO INGLÊS NA AFRICA - CANAL SUEZ
Controle acionário: França e Egito; 1875: Inglaterra compra as ações do Egito, 1904: franceses abandonam o Egito em troca de auxílio inglês para conquista do Marrocos. (Vanda)
GUERRA DOS BÔERES (1899-1902) A Guerra dos Bôeres foi o nome dado às guerras que aconteceramno sul da África (hoje atual África do Sul), entre 1880-1881 e 1899-1902. Os conflitos foram travados entre ingleses e holandeses no contexto do Imperialismo europeu do século XIX. Descendentes dos colonizadores holandeses que haviam chegado ao sul da África no século XVI, conhecidos como bôeres, entraram em guerra com os neocolonizadores ingleses no século XIX. Após os primeiros conflitos entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!