Estudante

Páginas: 11 (2735 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
 
Hematopoiese
 
A medula óssea é o órgão produtor das células sanguíneas. Até os cincos anos de idade, a medula de todos os ossos do corpo participa desse processo. À medida que os anos avançam, ocorre uma substituição gordurosa na medula dos ossos longos até que, na idade adulta, somente os ossos da pelve (como o ilíaco), o esterno, os ossos do crânio, os arcos costais,vértebras e as epífises femorais e umerais são capazes de gerar células sanguíneas.
Todos os elementos do sangue (hemácias, plaquetas e leucócitos) originam-se de uma única célula progenitora, denominada de célula tronco (stem cell) ou célula totipotente. Inicialmente, a célula tronco se diferencia em dois tipos celulares, cada um comprometido com a formação de uma grande linhagem hematológica: a linhagemmielóide – que dará origem às hemácias, plaquetas, granulócitos e monócitos – e a linhagem linfóide – que dará origem aos linfócitos. A célula progenitora mielóide se diferencia em mais dois tipos: um comprometido com a formação de hemácias e plaquetas (linhagem eritroide-megacariocítica) e a outro comprometido com a formação de granulócitos e monócitos (linhagem granulocítica-monocítica).
Oprecursor eritroide-megacariocítico finalmente se diferencia em, dando origem aos progenitores eritroides (os eritoblastos) e aos progenitores da linhagem megacariocítica (os megacarioblastos). Cada eritoblasto sofre um processo de maturação, transformando-se no final em uma hemácia (ou eritrócito). Cada megacarioblasto origina um megacariócito, célula grande, multinucleada, de cujo citoplasma sedesprenderão várias plaquetas.
O precursor granulocítico-monocítico finalmente se diferencia nos progenitores granulocíticos (os mieloblastos) e monocíticos (os monoblastos). Existem três tipos de mieloblasto, cada um originando um dos três tipos de granulócito: neutrófilo, eosinófilo ou basófilo. O monoblasto dá origem ao monócito. Esta célula transforma-se em macrófago (histiócito) quando penetrano tecido conjuntivo dos tecidos.
A célula progenitora linfóide se diferencia em dois tipos celulares: um comprometido com a formação dos linfócitos B e outro comprometido com a formação dos linfócitos T. O precursor B, ou célula pré B, origina o linfócito B maduro na própria medula óssea, enquanto que o precursor T caminha através da corrente sanguínea até o timo, onde termina a sua maturação emlinfócito T maduro. Os linfócitos maduros (tanto B como T) irão se concentrar nos tecidos linfóides do organismo (linfonodos, baço e MALT – tecido linfóide associado à mucosa).
A vida média de uma hemácia gira em torno de 120 dias. As plaquetas vivem cerca de 7-10 dias e os granulócitos 6-8 horas. Os linfócitos possuem uma vida média prolongada, algumas vezes de muitos anos.
 
 
 
 
 
 Células do Sistema Imunológico
 
 
Linfócitos
 
Os linfócitos, principais células da imunidade adquirida, são as únicas células do corpo que expressam receptores de antígeno distribuídos clonalmente, cada qual com uma especificidade distinta para diferentes determinantes antigênicos. Cada clone de linfócitos consiste em uma progênie derivada de uma célula e expressa receptores de antígeno coma  mesma especificidade. Por essa razão, diz-se que os receptores de antígeno no sistema imune adaptativo são distribuídos clonalmente.
O papel dos linfócitos como células que medeiam a imunidade adaptativa foi estabelecido durante décadas de pesquisa por várias linhas de evidência. Um dos indícios iniciais sobre a importância dos linfócitos na imunidade adquirida veio da descoberta de que humanoscom imunodeficiências congênitas e adquiridas têm números reduzidos de linfócitos na circulação periférica e nos tecidos linfóides.
Os linfócitos consistem em distintos subtipos que diferem nas suas funções e em seus produtos protéicos. Morfologicamente, todos os linfócitos são similares, e sua aparência não reflete sua heterogeneidade nem suas funções diversas.
Os linfócitos B, células que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!