estudante

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
Existem três tipos de substâncias magnéticas. A Paramagnética, a Diamagnética e Ferromagnética, respectivamente. Paramagnéticas: são as substâncias que, na presença de um campo magnético, semagnetizam muito fracamente, fazendo com que o valor do campo magnético seja aumentado muito.

Diamagnéticas: são as substâncias que quando estão presentes perto de um campo magnético se magnetizamfracamente, fazendo, com que o valor do campo magnético se torne menor.

Ferromagnéticas (ferro, níquel, cobalto e suas ligas): quando estão sobre a ação de um campo magnético, estas substâncias semagnetizam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja muitas vezes maior do que o campo aplicado.
1ª - Substâncias paramagnéticas



Por definição, são aquelas que têmsusceptibilidade magnética positiva e constante.

Sendo concluímos que:

a) positiva significa que tem o mesmo sentido que , isto é, uma substância paramagnética sofre indução do 1o caso.

b) sendo constante,concluímos que é diretamente proporcional a ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantaçao .

Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: alumen ferroso-amoniacal,alumínio, chumbo, cloreto cúprico, cloreto férrico, oxigênio, etc..


2ª - Substâncias diamagnéticas



Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética negativa e constante.

Sendoconcluímos que :

a) negativa significa que tem sentido oposto ao de , isto é, uma substância diamagnética sofre indução, do 2o caso.

b) sendo constante, concluímos que é diretamente proporcionala ; quanto mais forte for o campo indutor, maior será a imantação .

Exemplos importantes de substâncias diamagnéticas são: a grafite, o bismuto, o cobre, prata, zinco, mercúrio, nitrogênio, etc..3ª - Substâncias ferromagnéticas



Por definição, são aquelas que têm susceptibilidade positiva, mas não constante: a sua susceptibilidade é função do campo indutor .

Sendo positivo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!