estudante

Páginas: 3 (570 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Lixo na Atualidade
Ana Maria Brusque
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovemo efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso deprodutos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.
O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadasà coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluiçãovisual, entupimento de bueiros, entre outros. As origens do lixo urbano são as mais distintas, e ele é classificado em:
1- Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtosdeteriorados, etc.
Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.
2- Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.
Lixotecnológico: computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral.
A coleta do lixo deve ocorrer de acordo com a sua classificação, pois os tratamentos finais desses resíduos são diferentes. O lixohospitalar, por exemplo, tem que ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave. Porém, não é o que acontece na maioria das cidades.
A falta de estrutura e empenho dos políticosem solucionar o problema do lixo tem como consequência a existência de lixões a céu aberto em várias cidades. O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, construído em áreasadequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Uma outra alternativa é a incineração dos resíduos, no entanto, esse método é muito caro, sendo inviável em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!