estudante

Páginas: 50 (12289 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O que é personalidade?
O termo personalidade deriva da palavra latina “persona” que designa a máscara de teatro que o actor usava na Antiguidade, para exprimir diferentes emoções e atitudes.
Tais máscaras correspondiam a expressões faciais específicas que público tinha de descodificar da mesma maneira, não havendo lugar para interpretações ambíguas.
Essas máscaras usadas pelos autores paraveicular emoções e atitudes, permaneciam imutáveis ao longo da acção, tal como habitualmente se considera que a personalidade se mantém constante durante a vida.
Por outro lado, as máscaras possibilitavam aos espectadores antecipar e prever a forma como os actores se iriam comportar.

Nos escritos de Ci­ce­ro, é usado com, pelo menos, qua­tro sentidos, todos eles re­la­cio­na­dos com o teatro:- A persona­lidade, como um con­junto de características pessoais do actor, que represen­tam o que a pessoa real­mente é;
- A per­so­nalidade, vista como a for­ma pela qual a pessoa apa­rece aos outros e não como real­mente é e, neste sentido, equivale à máscara;
- O papel que a pessoa repre­senta na vida, tal como o per­sonagem num drama;
- A personalidade, enca­rada como um con­jun­to dequa­lidades indicativas da distin­ção e digni­dade, que fazem do ac­tor uma ‘estrela’.

Por seu turno, Allport, em 1937, referia‑se à existência de, pelo me­nos, cinquenta significados diferentes para o termo personali­dade, optando por a considerar como uma orga­nização dinâmica dos sis­temas bio‑sociais (hábitos, traços, motivos e valores da interacção e hereditariedade/experiência) quede­terminam a adaptação única do indi­víduo ao mundo.
A personalidade acaba por ser definida de maneira a englobar todos os aspectos da vida e da experiência humana. Várias teorias englobam mesmo nesta definição de personalidade os aspectos físicos e intelectuais do indivíduo. Em suma, a personalidade é um conceito difícil de definir mas que tem de considerar aspectos biológicos, sociais e experiênciaspassadas.
A ilusão mais perigosa de todas é a que existe apenas uma a realidade. Assim, podemos definir a personalidade como sendo “aquilo que de facto existe são várias perspectivas diferentes da realidade, algumas das quais contraditórias, mas todas resultantes da comunicação e não reflexos de verdades eternas e objectivas (Watzlawick). O que temos como teorias da personalidade são olhares,diferentes perspectivas.

A definição de personalidade é muito polémica (Heatherton e Nichols, 1994): a personalidade pode ser definida de forma a englobar praticamente todos os aspectos da vida e da experiência humana.
A diversidade de definições sobre a personalidade traz algumas vantagens (alternativa, riqueza, criatividade) e desvantagens (confusão, desacordo, implicações para a prática).Perspectiva Histórica e Transcultural

Para termos uma visão completa da história e desenvolvimento da psicologia da personali­dade devería­mos começar com as concepções sobre o homem, encon­tra­das nos grandes filó­sofos e pensadores da antiguidade clássica até à nossa época, cu­jas ideias po­dem ainda ser encontradas no pensamento contem­porâneo. No entanto, a grande generalidade dos autores,por nós consul­tados, que reflec­tiram sobre a psicologia da personali­dade têm em conta, sobretudo, as in­fluências mais recen­tes. Hall e Lindsey (1984)1, consideram como fon­tes in­fluenciadoras das teorias da personalidade as ob­serva­ções clínicas (tradição iniciada com Charcot, Janet e McDougall); a tra­dição ges­táltica e William Stern; a psicologia experi­men­tal, em geral, e apsi­cologia da aprendizagem, em particular e a tradi­ção psi­cométrica. Ou­tras in­fluências meno­res seriam a gené­tica, o posi­tivismo ló­gico e a an­tro­po­logia social.
Porém, o estudo da personalidade, como uma nova área da psico­lo­gia, emerge, nos anos 30. Desde então, e até à última década deste sé­culo, a psi­colo­gia da personalidade passou por fases de grande desen­volvimento mas, tam­bém, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!