estudante

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


ITAQUERA


Análise de Centralidades




Turma: Arq – MA6
Prof.: José Geraldo e Marcus Lima

Maria Beatriz Lanza
Ricardo Russo
Thalita Kubiak Sato
Vitor Pinheiro Orti
Zona Leste: Ocupação Desordenada


Conhecida como Zona Leste, a região leste da cidade de São Paulo teve sua ocupação feita de forma desordenada. A população se “juntou” em pequenos núcleos que seespalhavam ao longo do antigo caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro.




Tal concentração se reforçou com a implantação da antiga ferrovia Central do Brasil, a qual conectava São Paulo e Rio de Janeiro, no final do século XIX.
A partir das décadas de 1960 e 1970 é formado um eixo estruturador Leste-Oeste na região com a construção de duas calhas de circulação, a via Radial Leste e a linhaLeste do metrô, as quais fazem a ligação do centro com a periferia. Tal eixo estruturador reflete a exclusão territorial na cidade de São Paulo; exclusão essa que vemos na região de Itaquera.




















Itaquera: Dados Técnicos


Pertencente à subprefeitura de mesmo nome, o bairro de Itaquera atualmente se apresenta na situação de quase um bairro-dormitório parasua população de aproximadamente 220.000 habitantes.




Possui uma população jovem, com idade média entre 20 e 45 anos, da qual 60% recebe de 0 a 5 salários mínimos.
A região conta com duas COHAB’s, as COHAB’s I e II, as quais promoveram um grande crescimento populacional na região e deveriam ser grandes centros na região, porém não são. Mas esse assunto será tratado num próximo tópico.Itaquera também possui um comércio “rico” em alguns aspectos, porém trata-se de um comércio voltado a atender as necessidades dos moradores locais e não a atrair consumidores de fora da região.


















Itaquera: Análise de Centralidades


O bairro de Itaquera possui vários mecanismos que na teoria atraem centralidade, porém na prática eles não funcionam.Estes mecanismos que funcionam em outros bairros não funcionam em Itaquera.
No bairro alvo de nossa análise encontramos shopping, metrô, comércio “rico”, igreja, COHAB e até um estádio em construção, mas nenhuma dessas ferramentas é eficaz.
Falemos então sobre cada um desses mecanismos:


1. Shopping Metrô Itaquera

O Shopping Metrô Itaquera, localizado anexo à estaçãoCorinthians-Itaquera do metrô, é um excelente mecanismo para atrair centralidade, porém isso não acontece.





De uma forma geral, shoppings atraem para o seu entorno outras formas de comércio, alguns serviços (como restaurantes, por exemplo) e até empreendimentos residenciais e comerciais. Os shoppings tendem até a aumentar o valor do metro quadrado da região do seu entorno; no entanto, em Itaqueraisso não ocorre.
O que parece tão natural em bairros como Jardim Anália Franco, Morumbi ou Tatuapé não acontece em Itaquera. Nos outros bairros é perceptível que os shoppings se tornam pequenos centros dentro de cada bairro.
O Shopping Metrô Tatuapé, por exemplo, atraiu para o seu entorno um forte comércio de rua e uma ampla gama de serviços; já o Shopping Jardim Anália Franco é rodeado porvários empreendimentos residenciais de alto nível; e o Shopping Morumbi apresenta-se como centro para uma série de prédios de escritórios e empresas que o circundam.




Já o Shopping Metrô Itaquera não gera esse centro ao seu redor.



2. Igreja Nossa Senhora do Carmo

As igrejas já foram mecanismos para se formar centralidades. Em tempos passados era comum que uma parte dapopulação de uma área se reunisse em torno da igreja local.




A Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itaquera, não foi capaz de desempenhar o seu papel com sucesso. Apesar de algum comércio e algumas residências circundarem a pequena igreja, ela não chega a formar um centro ao seu redor, embora se encontre em posição geográfica interessante.



3. Estádio Itaquerão

Há ainda na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!