estudante

Páginas: 10 (2287 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014












































































INTRODUÇÃO


O presente trabalho visa contemplar o tema “organização dos espaços em sala de aula que atenda a educação infantil” realizando estudos sobre a importância do trabalho lúdico e de suas funções na educação infantil.
A educaçãoinfantil tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança de modo que o relacionamento entre professor e aluno é essencial nessa conquista, pois quando um professor tem um perfil participativo, dinâmico e que demonstra afetividade, a criança sente segura no espaço escolar sabendo que não esta só.
Portanto o texto tem como objetivo apresentar um pouco do que há referente àsatividades que favoreçam o aproveitamento do espaço escolar e a organização dos espaços/cantos em sala de aula que atende a Educação Infantil. Para melhor compreensão desse tema faz-se necessário descrever como proporcionar às crianças uma educação dinâmica, que promova o trabalho coletivo visto que esse serve de alicerce para a socialização dos alunos, não permitindo formar alunos isolados, ou seja,excluído da aprendizagem.
Enfatizando que a escola é um espaço privilegiado de democracia queremos com isso, mostrar que o trabalho constou em um trabalho conjunto, pois teve a participação de um grupo formado por acadêmicos inscritos para a elaboração desse conhecimento. Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o ob­jetivo da EducaçãoInfantil de promover o desenvolvimento integral das crianças, deve ser um ambiente de aprendizagem e não somente um local no qual permanecem crianças durante um período do dia, sob a supervisão de um adulto que dirige e controla a situação e não oportuniza situações em que as crianças possam gerenciar o momento. As atividades lúdicas devem fazer parte das estratégias para a construção deconteúdos específicos para as crianças da Educação Infantil, uma vez que a brincadeira é uma atividade educativa essencial e que faz parte da infância.



No que diz respeito à organização e programação do tempo nos centros de Educação Infantil é comum observar que as instituições públicas e privadas não apresentam grandes diferenças, como se costuma pensar. A sala de aula de EducaçãoInfantil precisa muito mais do que decoração, ela deve ser um ambiente educativo, bonito, prazeroso, interessante e agradável, deve ser clara, arejada e deve conter “estímulos” apropriados ao desenvolvimento integral da criança.
Enfim, deve possibilitar o envolvimento das crianças em sua construção, que terá dimensões diferentes se tomarmos como referência a idade das mesmas. Conforme o RCNEI(BRASIL, 1998b, p.51)


Oferecer conforto, segurança física e proteger, não significa cercear as oportunidades das crianças em explorar o ambiente e em conquistar novas habilidades. Significa proporcionar ambiente seguro e confortável, acompanhar e avaliar constantemente as capacidades das crianças, pesar os riscos e benefícios de cada atitude e procedimento, além do ambiente. Ao organizar umambiente e adotar atitudes e procedimentos de cuidado com a segurança, conforto e proteção da criança na instituição, os professores oferecem oportunidades para que ela desenvolva atitudes e aprenda procedimentos que valorizem seu bem-estar. Tanto a creche quanto a pré-escola precisam considerar os cuidados com a ventilação, insolação, segurança, conforto, estética e higiene do ambiente, objetos,utensílios e brinquedos.


Nota-se que a organização destes cantinhos proporciona interação entre as crianças e delas com os adultos e, à medida que o professor se alia a um espaço que promova descentralização, e que incentive as iniciativas infantis, abrem-se grandes possibilidades de aprendizagens sem sua intermediação direta. [...] é preciso oferecer espaços com propostas diferenciadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!