Estudante

Páginas: 7 (1568 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2013
SOCIEDADE CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA









PROJETO ILPF COM Pinus elliottii






Autor: Felipe Vani – RA: 12607
Rafael Sacone – RA: 12633
Prof.º: Ezér Dias







Itapeva – São Paulo – Brasil
Introdução

O Brasilé um dos maiores produtores mundiais de carne e leite, entretanto, suas pastagens apresentam baixa capacidade de suporte de animais devido ao intenso processo de degradação. Uma das alternativas para a recuperação das mesmas é a integração lavoura pecuária (ILP) ou lavoura, pecuária e floresta (ILPF), pois possibilitam boa rentabilidade e baixo impacto ambiental.
Aliar adequação ambiental com avalorização do homem, aumento da produção e viabilidade econômica da atividade agropecuária. Essa é a proposta da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, conhecida como iLPF, uma das mais importantes estratégias de produção agropecuária sustentável. A tecnologia consiste na diversificação e integração dos diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área, emcultivo consorciado, em sucessão ou rotação, de forma que haja benefícios para todas as atividades.
Pode ser adotada por produtores rurais de todo o País, independentemente do tamanho de suas propriedades. A ILPF pode ser adotada em quatro modalidades de integração: lavoura-pecuária ou agropastoril; pecuária-floresta ou silvipastoril; lavoura-floresta ou silviagrícola e lavoura-pecuária-florestaou agrossilvipastoril, a mais completa de todas. O sucesso desses sistemas depende de fatores diversos, como a estrutura local e regional de comercialização de produtos agropecuários e florestais. Por isso, é preciso planejamento e definição do modelo mais adequado às necessidades de cada propriedade rural.
A presença dos animais em sub-bosque de florestas plantadas é proposta como alternativapara controle de plantas daninhas, com baixo custo de utilização, quando comparado aos demais métodos de controle. É capaz de minimizar a competição dessas espécies com o componente arbóreo de interesse.
Além dessa contribuição, os animais apresentam papel importante no processo de ciclagem de nutrientes no sistema, pois grande parte da biomassa que consomem retorna como fezes e urina ao solo,favorecendo a ciclagem de nutrientes.
Quando bem planejada, pode colaborar para o aumento da fertilidade do solo e da produtividade da pastagem, melhoria da qualidade da dieta dos animais, redução da erosão do solo, diversificação da renda do produtor com produção de madeira, frutas, resinas, óleos essenciais, dentre outros produtos.

Desenvolvimento
O problema é que, apesar da grandebiodiversidade da flora arbórea brasileira, faltam informações técnicas organizadas sobre quais as melhores espécies para arborização de pastagens no Brasil.
A produção de madeira serrada de espécies de reflorestamento baseia-se significativamente no gênero Pinus. As espécies deste gênero não apresentam dificuldades no seu processamento. Entretanto, nos últimos anos, o estoque dessas florestas vemdiminuindo consideravelmente, o que tem despertado o interesse de empresas florestais por espécies alternativas que apresentem rápido crescimento, sendo uma das opções o gênero Eucalyptus.
O Pinus é uma ótima maneira de se ampliar as rendas, que até bem pouco tempo eram restritas á produção de madeira. Entre os fatores que interferem na produção de resina pode-se destacar, por exemplo, a espécie que nocaso da região sul do Brasil, a espécie mais plantada é coincidentemente a que mais produz é o Pinus elliottii.
Existem vários fatores que influenciam na produção da resina como a sua idade onde desde cedo possui resina o que não quer dizer que a sua exploração seja economicamente viável; a sanidade das árvores geralmente garantem uma produção estável por um período de tempo maior onde a presença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!