Estudante

Páginas: 8 (1884 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Analise sobre:

A Trilha Sonora da Telenovela Brasileira – da Criação à Finalização. RIGHINI, Rafael Roso. São Paulo: Paulinas, 2004. Capítulo II – 1. O processo da criação, interação e sincronização das linguagens visual e sonora: Imagem e Som; 2. Conceituação e Estrutura.

1. O processo da criação, interação e sincronização das linguagens visual e sonora: Imagem e Som.
Neste tópico, oautor tem como objetivo discutir a interação entre os profissionais envolvidos na produção das linguagens visual e sonora dentro do processo de criação da trilha sonora da telenovela brasileira, segundo profissionais renomados da área.
A princípio, para compreender o processo de criação, interação e sincronização das linguagens visual e sonora (imagem e som) é necessário saber quantos e quaisprofissionais estão envolvidos. Segundo Rangel, diretor de cinema e televisão são eles: diretor musical, produtor musical, diretor da telenovela, autor da telenovela, sonoplasta.
Durante a produção da trilha sonora da ficção seriada, há autores que não se envolvem, mas há outros que sempre expõem sua opinião.
Conforme Rebuzzi, o processo da criação da trilha sonora da telenovela, inicia-se com apré-produção das cenas, onde é realizada a leitura dos textos com antecedência, há reuniões com o diretor para saber o clima das cenas, além de compromissos administrativos como a exemplo, direitos autorais de músicas que já existem e são necessárias para as cenas.
Contudo, Righini afirma que não existe uma trilha sonora específica ás novelas, e sim músicas populares que são trabalhadas pelasgravadoras, com o intuito de transformá-la em hit (sucesso de público) e consequentemente, atingir vendagem comercial. Por isso, a criação da trilha sonora para novela é relativa, não se compõe para a novela. Há a utilização de canções preexistentes que se encaixam no perfil das personagens, ou seja, uma coletânea de canções, de sucessos fonográficos do momento.
Há, contudo, a trilha incidental, aquelasmusicas que fazem o clima, o suspense, a brincadeira, enfim, que valorizam o momento da cena. As trilhas incidentais são as músicas de efeito que sonorizam a dramaturgia. Sem esses arranjos, seria impossível sonorizar as cenas só com canções.
O diretor musical, por exemplo, tem a decisão de escalar as canções, isto é, temas principais que farão parte da trilha sonora da novela e que serãoincluídas no CD. O diretor musical também tem a iniciativa de adequar e determinar, com o consentimento do diretor-geral da telenovela, e, em alguns casos com o autor, as canções da telenovela.
Após a etapa da pré-produção, o produtor musical entra em cena, com a tarefa de criar variações sobre os temas escolhidos pelo diretor musical.
O trabalho de amarração de toda a trilha sonora da telenovela éatribuído ao diretor musical. Daí percebe-se a limitação do produtor musical, pois quem define é o diretor.
Como já exposto antes, é de extrema importância à trilha sonora incidental. Porém não existe, tanto no universo da emissora quanto da gravadora, interesse comercial. O que nos leva a entender que a trilha incidental deve cumprir apenas o seu dever que é cobrir os espações deixados pela trilhasonora das canções.
A fórmula do sucesso, encontrada pelas emissoras e gravadoras é aproveitar o que está na moda. As trilhas compostas por cantores e compositores do momento têm quase que cem por cento de chance de emplacar em audiência. Pode-se concluir então que a trilha sonora da novela está atrelada ao sucesso fonográfico do momento.
Baseado nos relatos do maestro Júlio Medaglia, queparticipou do desenvolvimento do elogiado “padrão Globo de qualidade”, o processo de criação dos seriados, no período conhecido como áureo, era preparado com antecedência, pois se fosse preciso corrigir algo, havia tempo suficiente, já que nas novelas, tudo acontecia com muita rapidez. Nessa época, segundo o maestro, havia grande unidade no produto acabado, pois era feito um trabalho embasado, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!