Estudante

Páginas: 3 (744 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Newton e a Gravitação
Desde a Antigüidade tem havido interesse em se desvendar os mistérios do Universo em que vivemos. A necessidade de escolher a melhor época para o plantio e a colheita dealimentos fomentou a observação de astros e estrelas, a fim de desvendar o mistério dos fenômenos cíclicos naturais. Assim floresceu a Astronomia desde a Antigüidade. Ao longo do tempo foram se sucedendoteorias para explicar o dia e a noite, as estações do ano e a própria concepção do Universo.
Em particular, o sistema solar foi interpretado de diversas formas até chegar às leis de Kepler, quedescrevem satisfatoriamente o movimento dos planetas:
1ª lei de Kepler: Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos.
2ª lei de Kepler: A retaque une um planeta ao Sol "varre" áreas iguais em tempos iguais.

3ª lei de Kepler: Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas.
Newtontinha conhecimento das leis de Kepler de um lado e, de outro, da ação da gravidade da Terra. A sua famosa percepção o fez intuir a existência de uma força que atrai os objetos para o solo, ao analisara queda de uma maçã. A observação do movimento dos planetas ao redor do Sol o levou a atribuir a existência de uma força atrativa centrada no Sol. Se não houvesse essa força, o planeta iria em linhareta, tangente à órbita. Assim, Newton unificou a interpretação dos dois fenômenos: A atração exercida pelo Sol sobre a Terra é da mesma natureza que a da Terra sobre um objeto como a maçã.

Newtonmostrou que as leis de Kepler são coerentes com uma força de atração gravitacional que depende diretamente das massas dos objetos que se atraem e inversamente proporcional ao quadrado da distânciaentre os centros dos mesmos. Ele mostrou também que, para calcular a força de gravidade sobre um objeto na superfície da Terra, podemos admitir que toda a massa da Terra está concentrada no seu centro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!