Estudante

Páginas: 13 (3124 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
7S4C - Housekeeping Total

Minimizando perdas e maximizando resultados dentro e fora das empresas

O sucesso do Housekeeping depende diretamente do envolvimento das pessoas, do apoio e suporte da alta direção e da aplicação contínua de seus princípios e práticas dentro e fora da empresa, por isso o enfoque no lado humano e social é fundamental, pois só havendo a transferência dos conceitospara a prática do dia-a-dia é que ele se torna parte da cultura e transforma aspectos outrora desestimulantes em estímulos positivos que promovem sua propagação e manutenção
Atualmente é cada vez mais comum, dentro das empresas, ouvirmos expressões a respeito da necessidade de indivíduos "pró-ativos", "capacitados a lidar com as mudanças de forma dinâmica", "aptos a enxergar oportunidades demelhoria, onde antes só se viam problemas", "desenvolvimento constante de competências" e por aí vai.... não por modismo, mas por questões de sobrevivência, num mercado cada vez mais competitivo, estes e outros aspectos são indispensáveis.
Entretanto, quando andamos pelas ruas de nossa cidade e vemos a quantidade de papéis, bitucas de cigarro e outros itens atirados ao chão, por pedestres ou porpessoas através das janelas de carros e de edifícios é como se vivêssemos em dois mundos distintos, pois até mesmo no ambiente interno das empresas, se observarmos atentamente, encontraremos copinhos descartáveis em vasos e jardins, papéis de bala pelo chão, móveis e equipamentos quebrados deixados em cantos, entre outros itens de uma imensa lista de não-conformidades.
Esses dois cenários parecemtotalmente contraditórios: como as pessoas se tornarão mais pró-ativas, num ambiente desorganizado e propenso ao acúmulo de itens obsoletos? Você já parou para pensar? Já olhou ao seu redor? Já investigou seu local de trabalho, sua casa, sua rua sob este enfoque?
Muitas empresas adotaram o housekeeping para tentar mudar esta situação e criar um ambiente mais propício ao trabalho produtivo eorganizado e a diminuição de perdas desnecessárias. Algumas obtiveram êxito a longo prazo, outras não foram muito além do dia "D", pois, passada a grande festa, os ânimos foram diminuindo, diminuindo... até que as "coisas voltaram a ser como antes ou até pior".
Por que isto acontece? É a pergunta que nós, da Basso's, começamos a fazer para encontrar as causas e soluções adequadas. Analisando vários casosde sucesso e insucesso observamos que:
• Um grande número de empresas, ao realizarem as implantações, parte do pressuposto de que as pessoas já tenham maturidade suficiente para o assunto - o que nem sempre é verdade!
• É comum a inexistência da transferência dos conceitos e práticas para o dia-a-dia das pessoas não havendo "a compra" real e nem a multiplicação desta cultura.
• Existe baixodirecionamento para a eliminação de desperdícios e perdas e pouca ou nenhuma prática de auditoria interna associada a uma efetiva Política de Conseqüências.
• Poucas são as empresas que conseguiram abordar o Housekeeping de forma mais abrangente e harmoniosa, adaptando-o à cultura e capitalizando os esforços internos numa única direção e sentido.
• Os casos bem sucedidos de implementação doHousekeeping estão alicerçados na transferência dos conceitos e práticas para a vida das pessoas dentro e fora das empresas, contando com o comprometimento de toda a Força de Trabalho (incluindo a alta direção) percebendo que sua base é comportamental e atitudinal, o que exige esforços coordenados na adaptação e aplicação dos conceitos e obtenção de resultados contínuos.
Foi, então, que detectamos anecessidade de uma atuação muito mais abrangente, que reverteria os focos de desestímulo, em estímulo para a criação e manutenção de novos hábitos. Assim, ao invés de praticar housekeeping só na empresa, durante sua jornada de trabalho, cada pessoa passaria a se conscientizar de seu papel como "propagadora natural" de uma nova cultura, quando percebesse a possibilidade de participar ativamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!