estudante

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Introdução

A Geologia estuda a reconstituição da história da Terra por meio das rochas e dos fósseis, restos ou vestígios de vegetais e animais que deixaram suas marcas nas rochas sedimentaresda crosta terrestre.
Por esse estudo, é possível saber várias coisas do passado do nosso planeta. Por exemplo, as espécies animais e vegetais que existiram em épocas passadas e as variações do clima,pois cada animal ou vegetal apresenta um tipo de estrutura para cada tipo de clima. A partir desses dados, os geólogos admitem que a Terra se formou há cerca de 5 bilhões de anos.
Assim como épossível dividir a nossa vida em fases (infância, adolescência, fase adulta e velhice), a existência da Terra também pode ser dividida em vários momentos. A cada um dos momentos ou divisões da história daTerra os estudiosos deram o nome de era geológica. São quatro as eras geológicas: Cenozóica, Mesozóica, Paleozóica e Proterozóica.















Proterozóco
A Era Proterozóica (Dogrego próteros = antes + zóico = vida = antes da vida), também chamada de Era Primitiva ou Era Pré-Cambriana, é a mais antiga e mais vasta divisão do tempo geológico. Seu início não é aindadefinitivamente conhecido, ultrapassando, entretanto, a casa dos 4 bilhões de anos, e seu término deu-se aproximadamente há 500 milhões de anos. São poucas as informações sobre essa era, pois corresponde à fase desolidificação da crosta, com a formação dos antigos escudos cristalinos, quando tiveram origem as formas primitivas de vida.
Os terrenos formados durante a Era Proterozóica constituem-se de rochasmetamórficas (gnaisses, xistos) intensamente dobradas e falhadas e rochas ígneas (granitos etc.). Nos terrenos dessa era estão as maiores reservas de ferro conhecidas, manganês, além de ouro, cobreníquel, prata, pedras preciosas, material de construção etc. Os terrenos pré-cambrianos estão largamente distribuídos pelo mundo, sendo as áreas de maior ocorrência denominadas "escudos". Na América...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!