Estudante

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
 A GAROTA DA CAFETERIA
JONES, Hilary Bevan; YATES, David. A garota da cafeteria. Produção de Hilary Bevan Jones, direção de David Yates. Reino Unido, 2005. Digital (94 minutos)
A garota da cafeteria é uma produção do diretor David Yates. O mesmo é um diretor da televisão e do cinema britânico e ficou mais conhecido por dirigir os quatro últimos filmes da franquia “Harry Potter”. David Yatesteve sua estreia no cinema com o lançamento do longa “The Tichborne Claimant” em 1996. Além destes filmes ele também dirigiu outros longa como “When I Was a Girl”, “The Weaver’s Wife”, Oranges and Lemons”, “Punch”, “Rank”, “The Young Visiters” e “Sex Traffic”.
A “Garota da cafeteria” tem o roteiro de Richard Curtis que gosta de escrever filmes sensíveis como “Um lugar chamado Notting Hill” e“Simplesmente Amor”, mas desta vez Richard inovou ao escrever um filme que mistura romance e política. O diretor David Yates conseguiu equilibrar esses dois lados, fazendo com que o filme não fique somente com aquele estilo melancólico quando mostra a pureza de um amor que nasce entre Lawrence e Gina, mas que ficou também forte quando as cenas envolvia política.
O filme mostra um encontro ao acaso deduas pessoas em que suas vidas não têm nada em comum a não ser a preferência pelo café. Lawrence (Bill Nighy) é um economista que atua na equipe de assessoria do Ministro das Finanças do Reino Unido, e além de atarefado tem como características principais sua insegurança e timidez. Sobre nossa outra protagonista, Gina (Kelly Macdonald), o enredo inicialmente só revela que ela é estudante dehistória, dando um ar de mistério para a jovem que aparenta ser muito forte e decidida, características que se tornam bastantes marcantes com o decorrer do filme. Apesar de terem vidas totalmente distintas, eles acabam por terem seus caminhos cruzados quando dividem uma mesa de cafeteria. Na oportunidade os dois se conhecem e começam a conversar sobre assuntos aleatórios, mas principalmente sobre como oseu trabalho o deixa estressado, é até uma cena interessante do filme, pois Lawrence diz que quanto mais estressante for o seu dia mais açúcar ele coloca no seu café. Por algum motivo Lawrence se sente atraído por Gina e encorajado pela sua simpatia ele a convida para um almoço, fazendo então um laço muito mais forte com ela.
A partir deste convite outros se sucedem e eles passam a conversar maissobre a profissão de Lawrence. No contexto do filme, Lawrence está se preparando junto com sua equipe do ministro de finanças para a reunião da cúpula do G8. Este G8 é o grupo correspondente aos oito países mais ricos e influentes do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia o compõem. Este grupo se reúne anualmente para discutir questões de alcanceinternacional, como o debate de questões climáticas, principalmente girando em torno do aquecimento global e como isso influencia no mundo; debates sobre criação de regras comerciais e internacionais, possibilitando maior integração econômica; promoção de solução sobre os grandes problemas sociais de ordem mundial; discussão também de problemas relacionados a segurança internacional.
A cúpula do G8retratada do filme ocorreu na Finlândia e o tema principal debatido nela eram os objetivos do milênio. Estes ideais foram determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2000 depois de uma análise dos maiores problemas mundiais, 189 países firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e os outros males da sociedade. Este compromisso acabou se concretizando nos 8 Objetivosdo Desenvolvimento do Milênio ou como ficou mais conhecido, “8 jeitos de mudar o mundo” . Um dos objetivos que é muito importante e percebemos que no filme foi o mais discutido durante a reunião da Cúpula é sobre a pobreza no Terceiro Mundo, dando destaque para o fim da fome e da miséria.
Por esta reunião ter um caráter muito importante, pois debatia métodos para promover o fim da miséria, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!