Estudante

Páginas: 6 (1500 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto de Florestas
Departamento de Ciências Ambientais
Laboratório de Ecologia e Estudos de Impactos Ambientais





Thaís Xavier de Assumpção
Discente - Orientada

CARLOS DOMINGOS DA SILVA
Orientador



Construção de Brinquedoteca, com materiais recicláveis: Uma Proposta de Educação Ambiental.










SEROPÉDICA2012
1 – Introdução


Em um mundo onde se faz presente a desigualdade social e a concentração de renda, apresentam-se de forma evidente as tensões sociais referentes aos interesses e a forma de organização econômica-social, podendo destacar, de forma clara, a diferenciação de alguns projetos sociais e seus direcionamentos.
Sendo assim, fazendo um corte generalizado, entendemos como duasgrandes propostas relevantes ao nosso estudo, a que é entendida e reivindicada pela população e em contra posição a aplicada pelas aspirações de grandes empresas.

De forma organizada a população vem construindo espaços de discursões e a mobilidade consciente da importância do debate ambiental, apontando para a necessidade do manejo sustentável dos recursos naturais e a utilização de meiosalternativos pretendendo a obtenção de novos resultados.

“O Brasil tem mais espécies de animais e plantas que qualquer outro país, aproximadamente 10%-20% das 1.500.000 espécies catalogadas. Do total mundial, o Brasil tem 55.000 espécies de plantas superiores (22%), 502 espécies de mamíferos (10,8%), 1.677 espécies de pássaros (17,2%), 600 espécies de anfíbios (15%), e 2.657 espécies de peixes(10,7%) (CAPOBIANCO, 2001.

Sem surpresa nenhuma a Amazônia brasileira é considerada como uma das regiões mais importantes do globo em número de espécies endêmicas, e recursos naturais, sendo assim, e tendo consciência do quanto é necessário a preservação dos nossos recursos naturais e a manutenção da nossa biodiversidade e entendendo a importância da educação como agente de transformações sociais,buscamos então através deste trabalho, apresentar formas sustentáveis de se pensar em desenvolvimento e de se construir ações afirmativas que desenvolvam no aluno sua consciência ambiental.









2 – Problema

Através dos anos e com o desenvolvimento tecnológico e industrial, percebemos um crescimento significativo na geração de resíduos e ao mesmo tempo a ausência de uma políticaeficaz por parte do poder público no tratamento e reutilização do que se é produzido, bem como o significativo e notório descaso da iniciativa privada no que se refere à manutenção e preservação do ecossistema, é possível dizer, pois, que a intervenção humana na natureza tem se dado cada vez mais de forma inconseqüente e autodestrutiva, e que a busca por matérias primas e fontes de energia tem comocaracterística sua irresponsabilidade com a sociedade e com o ecossistema.

“Os ares, as águas e a terra vêm sendo violentados pela produção industrial de larga escala sem planejamento global de longo prazo e pelas mercadorias capitalistas (automóveis, por exemplo) por todos os lados o planeta vem sendo devastado e atacado por resíduos da pior espécie, literalmente, por todos os poros”.“Dantas.p.22, 2012”



3 – Justificativa

A necessidade de um adequado equilíbrio e sustentabilidade na relação entre o homem e a natureza nos mostram as falhas sociais referentes ao assunto.
A exploração aos recursos naturais, a produção desenfreada, os interesses do mercado, o lucro que é gerado através da degradação do planeta são temas que possuem uma importância real e urgente.
Entendendo anecessidade de buscar ações afirmativas que tragam para o espaço de construção do pensamento, a escola, a temática ecológica; desenvolvemos esse trabalho, não apenas com fins de demonstração de conteúdo, mas como forma de intervenção através de uma “Educação transformadora”.


4 – Objetivos

4.1 – Objetivo geral

Buscar através da construção coletiva a interação e socialização entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!