Estudante

Páginas: 4 (881 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
A Língua Azul (LA) é uma doença viral, não contagiosa, que afeta ruminantes domésticos e selvagens e tem como vetores os dípteros do gênero Culicoides. Esta enfermidade foi descrita pela primeiravez na África do Sul, em 1876, e apenas em 1902 foi detalhada por Hutchen, recebendo o nome de “Epizootia catarral das ovelhas”. Neste mesmo ano, acabou recebendo o atual nome, devido à coloração roxaescura ou azulada, observada na língua e na mucosa oral dos animais infectados. No ano de 1906, foi demonstrado que esta doença é causada por um vírus.
São reconhecidos, no mundo todo, 24 sorotiposdistintos do vírus da Língua Azul (BTV), sendo que não se conhece ainda como cada sorotipo manifesta-se clinicamente. Normalmente, encontra-se apenas um sorovar em um surto. Entretanto, em locais onde écomum a ocorrência da doença, diferentes sorotipos podem ser observados em um mesmo surto.

A incidência desta enfermidade é muito variável. A taxa de mortalidade e o grau de severidade dos sinaisclínicos dependem da espécie em questão, da raça e da idade do animal, do seu estado imunológico e do sorotipo infectante. Esta doença pode ser severa em certas raças de ovinos e em alguns cervídeos,no entanto, raramente causa doença em bovinos, caprinos e em grande parte dos ruminantes selvagens. Nos bovinos a morbidade é extremamente baixa, mas há perdas indiretas, assim como há para ovinostambém, relacionados à queda no desempenho reprodutivo, abortos, diminuição da condição corporal e diminuição da produção leiteira.

As células endoteliais do sistema vascular e do sistemalinforeticular são as primeiras a serem invadidas pelo BTV. A infecção dos linfonodos irá levar a uma viremia, infectando outras estruturas, assim como outros linfonodos, baço, medula óssea e outros tecidos doorganismo. O BTV multiplica-se, gerando patologias características da doença. Há hipóteses de que este vírus interaja de modo diferente com as células endoteliais da diferentes espécies animais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!