estudante universitaria

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA


ARTIGO
INDICE MATURACIONAL E ASPECTOS NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS DO MESMO SEXO E FAIXA ETARIA


DISCENTES:

ALEX DIAS
ALINE GALVÃO
LUANA LAMEIRA
JULLIANE CRISTIE
MARCOS DOUGLAS
RAQUEL SOUSA
RODRIGO TERAN
THAYSE LORRANE




Castanhal/Pará
2013
INDICE MATURACIONAL E ASPECTOSNUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS DO MESMO SEXO E FAIXA ETARIA

Alex Wellison Silva Dias*
Aline Galvão Mendonça*
Julliane Cristie de Sousa Cascaes*
Luana Sousa Lameira*
Marcos Douglas Luz Costa *
Raquel Sousa da Silva *
Rodrigo De Sousa Teran*
Thayse Lorrane de Souza Conceição*
*Discentes da faculdade de Educação Física- UFPA
Castanhal/PA - 2013

RESUMO
Pessoas diferem consideravelmente nassuas médias de maturação. Duas crianças podem ter o mesmo tamanho (ter o mesmo nível de crescimento), podem tomar “caminhos" diferentes rumo ao estado adulto e assim, influenciar no seu crescimento. Com base nisto, buscamos neste estudo, avaliar os aspectos nutricionais e maturacionais de crianças e saber se estas estão seguindo seu crescimento morfológico de modo esperado e quais as necessidadesenergéticas destes, sendo obtidos esses dados através de uma pesquisa de campo qualitativa com 05 crianças de 03 anos de idade do sexo masculino a partir dos métodos de FAO/OMS/1985 e cálculos da maturação biológica baseados no método de Roche, Wainer & Thissen (1975). Portanto é importante a adoção de hábitos alimentares adequados aliados às atividades físicas para a manutenção da saúde e quetenham efeitos positivos sobre o desenvolvimento destes.
Palavras – chave: maturação biológica; crescimento; necessidade energética.

INTRODUÇÃO
Sabe-se que o mundo está cada vez mais industrializado e as pessoas por sua vez mais ocupadas e isso acarreta em uma alimentação nada saudável para a população em geral. Pois as pessoas por falta de tempo acabam consumindo produtos cada vez maisprejudiciais à saúde. Essa crescente industrialização prejudica principalmente as crianças, pois estes alimentos acabam afetando seu crescimento e desenvolvimento fisiológico. Com isso o presente trabalho tem por objetivo avaliar crianças a partir dos aspectos nutricionais e maturacionais e saber se estas estão com o crescimento morfológico correto, assim como peso corporal, idade maturacional e a partirdai identificar se eles estão de acordo com a idade dos mesmos através de uma pesquisa de campo qualitativa com 05 crianças de 03 anos de idade do sexo masculino a partir de métodos de FAO/OMS/1985 e cálculos da maturação biológica baseados no método de Roche, Wainer & Thissen (1975).
Para Matsudo, 1997 (apud Juzwiak et.al, 2000), uma das principais preocupações durante a infância e aadolescência é garantir que o crescimento e o desenvolvimento esperados sejam alcançados. O treinamento físico regular, ou mesmo o envolvimento em atividades físicas relativamente moderadas do dia-a-dia, junto a outras variáveis ambientais, influi para a obtenção do padrão de crescimento geneticamente determinado.
O equilíbrio no balanço energético é o principal elemento na determinação do estadonutricional, ainda mais se considerarmos que a adequação na ingestão dos nutrientes para suprir as necessidades do indivíduo guarda certa relação com o consumo de energia. Pela lei da termodinâmica, um indivíduo terá estabilidade no peso corporal se a quantidade de energia consumida for igual às suas necessidades. (Carvalho et al.2012)
Em se tratando de fins educacionais com relação ao desenvolvimento dacriança sabemos que ainda são muitas as crianças que não tem acesso à escola e, portanto à educação física para estimular o desenvolvimento motor nesta faixa etária aqui estudada, assim, pode-se dizer que os conteúdos trabalhados na educação física são vivenciados de acordo com suas atividades cotidianas como pular, saltar, brincar, etc.
Fatores que interferem na maturação biológica
Como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudante universitária
  • Representações Sociais de Mulher para Estudantes Universitárias
  • Perspectiva de estudantes em situação de vestibular sobre as cotas universitárias.
  • Resenha sobre Livro 'A condição de estudante: a entrada na vida universitária.'
  • Universitaria
  • Universitária
  • Universitaria
  • Universitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!