Estudante de Enfermagem

Páginas: 9 (2143 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Estudo dirigido DPOC exacerbado.

1. Conceitue DPOC e DPOC exacerbada. Após conceituar, explique com suas palavras o entendimento dessa situação.

A obstrução do fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primeiramente pelo tabagismo.
A DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – éuma patologia respiratória que pode ser prevenida e tratada pelo sintoma de obstrução crônica e não totalmente reversível do fluxo aéreo.
A DPOC exacerbada é um evento agudo que ocorre no curso natural da doença e é caracterizada por uma mudança na dispneia basal do paciente, resultando em tosse e/ou expectoração, e, mudança na coloração do escarro, que está além das variações normais do dia adia e que possa justificar uma mudança na medicação habitual do paciente.
De acordo com o conceito citado acima, acredito que, embora a DPOC exacerbada seja algo previsível no curso natural da doença, ela pode ser minimizada, resultando em qualidade de vida aumentada para o paciente. É necessário que os cuidadores tenham consciência de que, embora a DPOC comprometa os pulmões, ela também geraconsequências sistêmicas significativas. O profissional em enfermagem deve conhecer o histórico, os sinais e sintomas para prevenir que o quadro agudo resulte numa condição desfavorável, como o risco de morte.

2. Qual o impacto epidemiológico que essa doença apresenta e qual a sua morbidade e mortalidade estimada?

Não se conhece a real prevalência da DPOC em nosso meio. Estima-se queatinja cerca de 9 a 10% da população mundial acima dos 40 anos, sendo maior em fumantes e homens. Os dados de prevalência para o Brasil são obtidos através de questionários de sintomas, que permitem estimar que a DPOC afere 12% da população brasileira.

Índice de Dispneia Modificado (MRC)
0 – Tenho falta de ar ao realizar exercício intenso.
1 – Tenho falta de ar quando apresso o meu passo, ou suboescadas ou ladeiras.
2 – Preciso para algumas vezes quando ando no meu passo, ou ando mais devagar que outras pessoas de minha idade.
3- Preciso parar muitas vezes devido à falta de ar quando ando perto de 100 metros, ou poucos minutos de caminhada no plano.
4 – Sinto tanta falta de ar que não saio de casa, ou preciso de ajuda para me vestir ou tomar banho sozinho.
(Modificado de: Ferrer M,Alonso J, Morera J, et al. Chronic obstructive pulmonary disease and healthrelated quality of life. Ann Intern Med 1997;127:1072-9)



Morbidade/Brasil 2003:
*Quinta maior causa de internação no SUS em pacientes maiores de 40 anos.
*Em números 197.000 internações.
*Custo de 72 milhões de reais.
Mortalidade/Brasil:
*Atinge ambos os sexos.
*Atinge 19,04 em cada 100.000 habitantes.
*4ªa 7ª causa de morte.
A mortalidade hospitalar de pacientes internados por exacerbação da DPOC com elevação da PCO2 acima de 45mmHg é de aproximadamente 10%, chegando a 40% em um ano nos pacientes que precisam de ventilação mecânica, e, após 3 anos da internação, a mortalidade chega a 49%.
Entre os pacientes com exacerbação da DPOC e uma PCO2 igual ou maior que 50mmHg, a taxa de mortalidade em 6e 12 meses é aproximadamente 33 e 43%, respectivamente. Estima-se que 14% dos pacientes admitidos por exacerbação de DPOC irão morrer dentro de 3 meses após a admissão.
3. Qual o processo fisiopatológico ocorrido nos tecidos envolvidos? Justifique os sinais e sintomas de acordo com o mecanismo fisiopatológico.
Os mecanismos para a inflamação no trato respiratório em pacientes com DPOC ainda nãosão bem compreendidos. De fato estão relacionados à fumaça de cigarro, porém, podem estar geneticamente determinados. Isso justifica o desenvolvimento de DPOC em pacientes não fumantes. É importante entender o fato de que a amplificação da inflamação pulmonar está relacionada ao estresse oxidativo e o excesso de proteinases no pulmão. Juntos, esses mecanismos levam às mudanças patológicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante de enfermagem
  • Estudante de Enfermagem
  • Estudante de enfermagem
  • Estudante de Enfermagem
  • Estudante de enfermagem
  • Estudante de enfermagem
  • ESTUDANTE DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM
  • ALGUNS FACTORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!