Estudando e compreendendo as emoções e as teorias de piaget, vygotsky e wallon e suas contribuições na psicologia da educação.

Páginas: 3 (693 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
1 RESUMO DA OBRA

1.1 Introdução ao tema

As emoções são fatores que cumprem um papel importante na vida de cada ser humano, que o acompanha ao longo de toda a sua história. É impossívelimaginar uma vida sem emoções. A emoção é um sentimento consciente. Precisamos conhecer não tanto o estado consciente de medo ou reações decorrentes, mas sim o sistema que detecta o perigo em primeirolugar. Nós estruturamos situações que possam nos oferecer prazer e alegria, e nos precavemos daquelas que poderão nos causar decepção, tristeza ou sofrimento. Os transtornos emocionais sãodecorrentes de um modo distorcido da pessoa enxergar os acontecimentos, o que influencia e afeta o seu comportamento. Os pensamentos conseguem modular as emoções e mantê-las fora do normal, independente desuas origens. Não é apenas a situação que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam determinados eventos.

1.2 Resumo

O presente texto mostra que desde cedodesqualificamos nossas emoções e não as demonstramos publicamente, por medo, vergonha ou até mesmo por imposições sociais, e essas reações vão sendo repassadas de geração em geração. As emoções sãoimportantes para o desenvolvimento emocional do ser humano e podem ser percebidas no nosso corpo, através de expressões faciais, tom de voz, etc. E como algo essencial até para a nossa sobrevivência. As nossasemoções são constituídas de vários componentes como a afeição que sentimos, as expressões e reações que nosso corpo produz desde os sentimentos positivos aos negativos gerados por alguma ação oumesmo os comportamentos que temos quando estamos sujeitos a uma certa emoção, onde esse fator pode nos trazer desde o relaxamento até o sinal de alerta, que é disseminado por todo nosso corpo, atravésda aceleração do fluxo sanguíneo ou pressão arterial, por exemplo, demonstrando assim a influência que os nossos anseios têm sobre nossa saúde.

Partindo agora para as práticas do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel
  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel
  • Contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando as três principais teorias dos...
  • psicologia da educação- Piaget e Vygotsky
  • Contribuições de Piaget e Vygotsky para a linguagem na psicologia.
  • EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIA DA GESTALT, FREUD, PIAGET, VYGOTSKY,...
  • TEORIA DE PIAGET PARA A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • Um novo olhar, Piaget, Vygotsky, Wallon, Teorias Psicogenéticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!