Estudando a voçoroca vila vitória de loanda

687 palavras 3 páginas
Colégio Estadual Cecília Meireles, Curso Técnico em Meio Ambiente, Modulo 1 ,Etapa 1
Fundamentos Teóricos e Prática da Educação Ambiental, Geologia, Metodologia em EAD.
Alunos: Adenilton Gonçales e Daiane Aparecida Gonçales vaitz

Estudo da Voçoroca na Região Noroeste do Paraná.

Esta pesquisa atuou no sentido de analisar a evolução da Voçoroca Vila Vitória, localizada a montante da cabeceira do Ribeirão Areia Branca, no Município de Loanda, em cerca de quase quatro décadas, na tentativa de estabelecer suas causas e efeitos. Isso porque o processo de urbanização do Município de Loanda provocou alterações ambientais na área em estudo com o surgimento dessa imensa voçoroca que causa prejuízo para a sociedade local. É fundamental que se conheça a origem e evolução desse processo erosivo, para isso, são necessárias identificar o tipo de solo desse local. Neste sentido, este trabalho apresenta os resultados obtidos com o desenvolvimento desse projeto, traçando um panorama da evolução dessa voçoroca nas décadas de 1970, 1980, 1990 e dados atuais.

Estudo da Voçoroca Vila Vitória em Área Peri urbana no Município de Loanda/PR.

O processo de ocupação da Região Noroeste do Estado do Paraná, promoveu um desmatamento generalizado, expondo a cobertura pedológica. Esta cobertura, na área de ocorrência do Arenito Caiuá é caracterizada pela presença de solos de textura arenosa e apresenta grande susceptibilidade aos processos erosivos gerando sulcos, ravinas e voçorocas.
Tais fenômenos promovem a degradação dos solos e a perda da produtividade; assoreamento da rede de drenagem e ainda prejuízos para infraestrutura urbana.
Nesse contexto, o controle ou a prevenção da erosão tem sido um desafio constante e necessário para que se possa garantir a expansão do núcleo urbano e das atividades econômicas do Município de Loanda, notadamente da atividade agropecuária. Isto tem sido uma preocupação de entidades estaduais, órgãos administrativos municipais e, principalmente para

Relacionados