estud estqtico de me

2024 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO TEÓRICA

Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suaspropriedades ou conferir-lhes características determinados.
As propriedades dos aços dependem, a princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades.
Pode-se perfeitamente avaliar a importância dos tratamentos térmicos, sobretudo nos aços de alto carbono e nos que apresentam também elementos de liga. De fato, se geralmente muitos aços de baixo e médio carbono são usados nas condições típicas do trabalho a quente, isto é, nos estados forjado e laminado, quase todos os aços de alto carbono ou com elementos de liga, são obrigatoriamente submetidos a tratamentos térmicos antes de serem colocados em serviço. Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são os seguintes :
- Remoção de tensões internas (oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa) ;
- Aumento ou diminuição da dureza;
- Aumento da resistência mecânica;
- Melhora da ductilidade;
- Melhora da usinabilidade ;
- Melhora da resistência ao desgaste;
- Melhora das propriedades de corte;
- melhora da resistência à corrosão;
- Melhora da resistência ao calor;
- Modificação das propriedades elétricas e magnéticas.

Nem sempre os tratamentos térmicos são intencionais. Algumas vezes, peças metálicas sofrem tratamentos térmicos, durante o processo de fabricação, passando por ciclos de aquecimento ou resfriamento, que podem alterar suas proopriedades de forma prejudicial. Como por exemplo, pode-se citar operações de soldagem de estruturas de aço, que ,ao serem aquecidas até temperaturas elevadas, podem sofrer têmpera e fragilização na zona termicamente afetada (ZTA), comprometendo a tenacidade da

Relacionados