EstTestoANPS1 1

3604 palavras 15 páginas
Sistemas baseados em computador
Um sistema baseado em computador é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações. Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais.
Hardware
Software
Informações
Usuários
Tarefas
Documentação
O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a instalação do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores.
O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entre o usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.
A informação é um componente fundamental nos sistemas baseados em computador. Por isto eles podem também ser chamados de sistemas baseados em informação. Sistemas processam e armazenam dados que são interpretados como informações pelos usuários através da interface. São os dados que representam elementos do domínio que tornam o sistema útil para os usuários.
Os usuários são também elementos centrais no desenvolvimento de um sistema baseado em computador. As metas de cada usuário, de acordo com o papel que cada um desempenha no domínio, devem poder ser satisfeita pelo sistema.
As tarefas ou procedimentos compreendem as atividades que o sistema realiza ou permite realizar. As tarefas caracterizam a funcionalidade do sistema e devem permitir aos usuários satisfazer as suas metas.
A

Relacionados