estruturas

Páginas: 8 (1975 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
















A prova de carga em estacas
A prova de carga em placa tem por objetivo determinar a capacidade de suporte de fundações superficiais e/ou o coeficiente de recalque de pavimentos e pisos.

Para a determinação da capacidade de suporte de fundações superficiais, o ensaio é realizado segundo a norma NBR 6489. Segundo essa norma, uma placa circular de área mínima de0,5 m² é carregada até que o recalque atinja 25 mm ou a carga de duas vezes a tensão admitida para o solo. Normalmente o carregamento é feito em estágios de 20% da tensão admitida para o solo e a carga máxima atingida é mantida por pelo menos 12 horas. O descarregamento também é feito em estágios. O resultado do ensaio é a curva carga x recalque.

Já para a determinação do coeficiente derecalque de pavimentos e pisos o ensaio é feito segundo a norma DNIT 055/2004 – ME. Essa norma é baseada na ASTM D 1196-93. Segundo essa norma, uma placa circular de área mínima de 0,5 m² é carregada em estágios sucessivos de 0,15 a 0,20 kgf/cm² até atingir a carga máxima de cerca de 1,8 kgf/cm². O descarregamento é feito em estágios. Como resultado do ensaio obtém-se a curva carga x recalque e oCoeficiente de Recalque do material ensaiado, também conhecido como Módulo de Reação ou Módulo de Westergard.

Como resultado do ensaio por ambas as normas obtém-se uma curva carga x recalque. A diferença são os critérios de parada e incrementos de carregamento. 
Prova de carga dinâmica
A prova de carga dinâmica é uma técnica rápida e econômica para a determinação da capacidade de carga de estacas,com utilização crescente em todo o mundo.

No Brasil, sua metodologia é normatizada pela NBR 13.208/94 (Ensaio de Carregamento Dinâmico). De acordo com os critérios da NBR-6122/96 (Projeto e Execução de Fundações), é recomendável que 3% de um estaqueamento seja submetido a esse tipo de ensaio.

A prova de carga dinâmica pode ser realizada tanto em estacas cravadas como em elementos moldados inloco. O ensaio consiste na instrumentação do fuste da estaca com transdutores e acelerômetros, que permitem monitorar a propagação das ondas decorrentes do golpe de um martelo (bate-estacas). As informações que os sensores fornecem (também chamadas de sinais) são condicionadas e processadas por um equipamento específico - o Pile Driving Analyzer (PDA).


Durante a cravação de uma estaca, amonitoração pode fornecer uma série de dados, tais como:

- força máxima do impacto

- energia do golpe (eficiência do sistema de cravação)

- tensões máximas

- danos estruturais e sua localização

As medições são analisadas principalmente para se avaliar a capacidade de carga do elemento da fundação.

Para tanto, no caso de estacas pré-fabricadas, é interessante conduzir o ensaio após umperíodo de repouso (ou seja, posteriormente à cravação). Em perfis granulares, um ou dois dias podem ser suficientes. Em solos argilosos, cinco ou sete dias podem se fazer necessários.

A realização da prova de carga dinâmica em estacas teste - antes da execução das fundações - pode trazer economia à obra, devido à redução das incertezas comuns em projetos geotécnicos. Nesse sentido, quando odesempenho das estacas é verificado através de ensaios, a NBR 6122 fixa critérios que permitem otimizar os coeficientes de segurança.

ANÁLISE CAPWAP ® 

Para uma melhor avaliação da resistência da estaca, os dados obtidos com a prova de carga dinâmica devem ser submetidos a análises CAPWAP. Empregando-se um software específico, são efetuados ajustes sucessivos de um sinal calculadonumericamente, buscando-se reproduzir da melhor forma possível o sinal dinâmico medido em campo.

A NBR 13.208/94 recomenda a execução de uma análise CAPWAP para cada grupo de estacas com iguais características.




A prova de carga estática
A prova de carga estática é a técnica mais tradicional de ensaio para a determinação da capacidade de carga de estacas. 

No Brasil, a metodologia está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura
  • Estrutura
  • Estruturas
  • Estrutura
  • estruturas
  • Estruturas
  • estrutura
  • Estruturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!